Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7043
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DAS ABORDAGENS CONSTRUTIVISTA E TRADICIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Autor(es): | MILLENA PEREIRA DOURADO SANTOS |
Primeiro orientador: | SANDRA NOVAIS SOUSA |
Resumo: | O objetivo deste artigo é destacar as principais características dos modelos educacionais contemporâneos, com foco especial na Escola Tradicional e na Abordagem Construtivista, quando aplicados aos primeiros anos da Educação Infantil. Este estudo leva em conta as mudanças contínuas ocorridas no sistema educacional, examinando os princípios fundamentais de ambas as abordagens e oferecendo insights sobre como elas impactam a prática pedagógica. Para atingir esse propósito, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de autores e obras que abordam a educação infantil, as práticas pedagógicas e as abordagens de ensino. Como resultados, apontamos a relevância da abordagem construtivista, influenciada por teóricos como Jean Piaget e Lev Vygotsky, na educação infantil. Essa abordagem promove a aprendizagem ativa das crianças, colaboração entre pares e interações sociais, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional. |
Abstract: | The objective of this article is to highlight the main characteristics of contemporary educational models, with a special focus on the Traditional School and the Constructivist Approach when applied to the early years of Early Childhood Education. This study takes into account the ongoing changes in the educational system, examining the fundamental principles of both approaches and providing insights into how they impact pedagogical practice. To achieve this purpose, we conducted a literature review based on authors and works that address early childhood education, pedagogical practices, and teaching approaches. As a result, we emphasize the relevance of the constructivist approach, influenced by theorists such as Jean Piaget and Lev Vygotsky, in early childhood education. This approach promotes active learning for children, peer collaboration, and social interactions, contributing to cognitive and socio-emotional development. |
Palavras-chave: | Palavras-chave: Escola Tradicional Abordagem Construtivista Prática pedagógica. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7043 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.