Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7041
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A Importancia da Leitura no Processo de Alfabetização de Crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | GYLCIANY KELLY DE OLIVEIRA LOPES |
Primeiro orientador: | ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA |
Resumo: | Esta pesquisa é de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Naviraí. A temática em questão refere-se a investigação da importância da leitura no processo de alfabetização de crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Entende-se que a leitura introduzida já nos anos iniciais da escolarização, torna-se fundamental para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, linguístico, afetivo e social. O objetivo geral da pesquisa foi de investigar sobre as contribuições da leitura no processo de alfabetização de crianças do 1º ano. Os objetivos específicos foram: i) identificar a importância da leitura para as crianças em período de alfabetização; ii) identificar práticas pedagógicas de trabalho com a leitura; iii) identificar a organização da escola (projetos, sala de leitura) em relação ao trabalho com a leitura. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo e utilizou como instrumentos para coleta de dados, uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora e um questionário de pergunta e resposta aberta realizado com o coordenador de uma escola municipal de Naviraí – MS. As principais conclusões da pesquisa do estudo foram que os professores consideram importante a leitura e o letramento no processo de alfabetização das crianças, uma vez que, essas práticas pedagógicas desenvolverão habilidades de aprendizagem, aproveitando o potencial da criança, pois estimulam a imaginação, a criatividade, auxiliam na ampliação do vocabulário. Assim, as histórias infantis devem ser inseridas no universo da criança, visando o seu crescimento cognitivo, emocional e social. |
Abstract: | This research is a Course Conclusion Paper (TCC) from the Pedagogy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul - Naviraí Campus. The subject in question is an investigation into the importance of reading in the literacy process of children in the first year of elementary school. It is understood that reading, introduced in the early years of schooling, is fundamental to the child's cognitive, linguistic, affective and social development. The general aim of the research was to investigate the contributions of reading in the literacy process of first graders. The specific objectives were: i) to identify the importance of reading for children in the literacy period; ii) to identify pedagogical practices for working with reading; iii) to identify the organization of the school (projects, reading room) in relation to working with reading. This is a qualitative, descriptive study that used a semi-structured interview with a teacher and an open-ended questionnaire with the coordinator of a municipal school in Naviraí (MS) as data collection tools. The main conclusions of the study were that teachers consider reading and literacy to be important in the literacy process for children, since these pedagogical practices will develop learning skills, taking advantage of the child's potential, as they stimulate imagination, creativity and help to expand vocabulary. Thus, children's stories should be inserted into the child's universe, with a view to their cognitive, emotional and social growth. |
Palavras-chave: | Criança. Alfabetização. Leitura. Prática Pedagógica |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7041 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
8741.pdf | 557,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.