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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: GESTÃO DE SERVIÇOS NO 1º SUBGRUPAMENTO DE BOMBEIROS MILITAR INDEPENDENTE DE AQUIDAUANA (MS)
Autor(es): VITORIA CAVANHA DA COSTA FALCAO
DIOGO GAUNA FERREIRA BORGES
Primeiro orientador: KAROLINE FERREIRA KINOSHITA GOES
Resumo: Serviços são descritos como ação ou esforço para satisfazer as necessidades de outro, caracterizados pela ausência de propriedade física, variável em sua execução, não podendo ser estocado ou devolvido. A gestão de serviço tem por finalidade auxiliar as empresas a se orientarem quanto à qualidade na prestação de serviços. O objetivo deste trabalho é analisar a prestação de serviços do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente (1º SGBM/Ind) de Aquidauana (MS). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, classificada como descritiva e se utiliza de estudo de caso; foi realizada entrevista semi-estruturada e pesquisa documental, empregando análises temática e documental. No trabalho, identificaram-se resultados que evidenciam a gestão dos 4Ps de serviços na organização, que são compostos por pessoas, perfil, processos e procedimentos. Em pessoas constatou-se que a contratação ocorre por meio do concurso público, são realizados diversos treinamentos e a motivação os ajuda a subir de posto ou graduação. No perfil, a comunicação visual ocorre por meio das cores vermelha e amarela, sendo os uniformes mais utilizados 5ºB, 4ºA e 3ºC, e UR como viatura mais utilizada. Já em processos, a maior demanda está na parte operacional com os acidentes de trânsito, em que há um foco na priorização de tempo resposta, e correção de processos mal elaborados. Em procedimentos, nota-se que há maior demanda nos períodos de extremo calor, secas, feriados e festas, além do apoio de equipes à cidade de Miranda (MS).
Abstract: Services are described as an action or effort to satisfy the needs of another, characterized by the absence of physical property, variable in its execution, and cannot be stored or returned. Service management aims to help companies guide themselves regarding quality in the provision of services. The objective of this work is to analyze the provision of services by the 1st Independent Military Firefighters Subgroup (1st SGBM/Ind) of Aquidauana (MS). The research presents a qualitative approach, classified as descriptive and uses a case study; semi-structured interviews and documentary research were carried out, using thematic and documentary analysis. In the work, results were identified that demonstrate the management of the 4Ps of services in the organization, which are made up of people, profile, processes and procedures. In people, it was found that hiring occurs through public competition, various training is carried out and motivation helps them to move up in rank or degree. In the profile, visual communication occurs through the colors red and yellow, with the most used uniforms being 5ºB, 4ºA and 3ºC, and UR as the most used vehicle. In terms of processes, the greatest demand is in the operational part with traffic accidents, where there is a focus on prioritizing response time and correcting poorly designed processes. In procedures, it is noted that there is greater demand during periods of extreme heat, droughts, holidays and parties, in addition to the support of teams in the city of Miranda (MS).
Palavras-chave: Prestação de serviços
4Ps dos serviços
Corpo de bombeiros.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/7013
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Administração - Bacharelado (CPAQ)

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