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Tipo: Dissertação
Título: Interdisciplinaridade na educação de infância: a roda olímpica do movimento, expressão, corpo e ludicidade
Autor(es): Souza, Rosana Sandri Eleutério de
Primeiro orientador: Rojas, Jucimara Silva
Abstract: Este trabalho visa compreender a interdisciplinaridade e seus fundamentos na educação infantil, pensando a Educação Física como princípio pedagógico que possibilite essa interdisciplinaridade no processo de aprendizagem da criança. Para esse fim, foram entrevistados oito professores de educação infantil que trabalham em escolas da cidade de Campo Grande, estado do Mato Grosso do Sul. O referencial teórico que sustenta esta pesquisa de abordagem qualitativa põe em relevo os autores Fazenda (2006), Lenoir (2006), Rojas (2004) e Merleau-Ponty (2006). A Fenomenologia sustenta o processo teórico, nos depoimentos analisados. Pelas análises ideográficas e nomotética dos depoimentos, identificamos que a Educação Física viabiliza inter-relações entre os elementos constitutivos da educação da criança e se apresenta como caminho para fazer essa interdisciplinaridade, promovendo a interação entre os professores das diferentes disciplinas. Percebemos, no entanto, que é necessário eliminar as barreiras entre as pessoas, para um trabalho efetivamente interdisciplinar. Destarte, a escrita, a leitura, as ciências, a matemática, entrelaçam-se com a Educação Física em possibilidades de transformar a ação do educador em momentos e atitudes interdisciplinares. Esse caminho lúdico, por meio de jogos e brincadeiras, poderá proporcionar o desenvolvimento do pequeno ser em totalidade, favorecendo seu aprender e permitindo um conjunto de ações interligadas de caráter totalizante, para superar as atuais fronteiras disciplinares e conceituais na educação da criança.
This paper aims to understand interdisciplinarity and its foundations in children’s education, viewing Physical Education as a pedagogic principle that enables the application of interdisciplinarity in the children’s learning process. The eight teachers interviewed work with children’s education in schools in the city of Campo Grande, in the state of Mato Grosso do Sul. The qualitative research is based on authors such as Fazenda (2006), Lenoir (2006), Rojas (2004) and Merleau-Ponty (2006). Phenomenology supports the theoretical process in the idiographic and nomothetic analyses of the interviewees’ statements. It was possible to identify that Physical Education enables inter-relations between the constitutive elements in children’s education; it is also a means to construct interdisciplinarity in Children’s Education, with the promotion of interaction among teachers from different subjects. It is nevertheless necessary to eliminate the barriers between people, in order to develop effective interdisciplinary work. Thus writing, reading, the Sciences, and Mathematics, should work together with Physical Education and transform the educator’s actions into interdisciplinary attitudes. This ludic approach, by means of the games and plays, might promote children’s development, favoring their learning and allowing for a set of interconnected, totaling actions, able to overcome the current disciplinary and conceptual frontiers in children’s education.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Educação Física
Educação Infantil
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/69
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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