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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6999
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | LEVANTAMENTO SOBRE MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE EM REGIÃO CENTRAL DE AQUIDAUANA |
Autor(es): | KLESSIA ALVES FEITOZA DOMINGUES |
Primeiro orientador: | DANIELA ALTHOFF PHILIPPI |
Resumo: | Se a frota de automóveis particulares continuar crescendo embalada pelo aumento do poder aquisitivo da população, e se, ao mesmo tempo o transporte coletivo continuar relegado a uma instância inferior nas preocupações das autoridades públicas é bem possível que essa situação crítica em relação à mobilidade e à acessibilidade urbana das cidades brasileiras piorem ainda mais. No entanto, não é possível imaginar uma redução significativa do uso de automóveis sem que se ofereça ao motorista alternativas viáveis, confortáveis e seguras para deixar o carro em casa. O trânsito não é uma doença em si, é um sintoma. A doença que causa esse sintoma tão incômodo tem origem em uma combinação de fatores: falta de planejamento urbano, saturação da frota automobilística, ausência ou precariedade do transporte público e uma mentalidade antiquada, calcada no preceito de que uma pessoa de sucesso anda de carro. A pesquisa de levantamento foi aplicada através de formulário para a coleta de dados objetivando verificar o comportamento e a percepção dos trabalhadores formais (regime CLT, servidores públicos e empresários) que utilizam como principal meio de transporte o carro para o trajeto casa-trabalho, de região que possui intensa atividade comercial no município de Aquidauana – MS com relação à estrutura para o estacionamento de carros em via pública. Constatou-se que o estacionamento na via pública não é usado de forma rotativa, o que evidencia a necessidade de estacionamento privado para os trabalhadores que estacionam na via pública por mais de 8 horas por dia e a falta de bom senso e respeito dos motoristas em relação às leis de trânsito. Uma estrutura pública adequada torna o centro da cidade funcional, atrativo e convidativo para os usuários/clientes, que vão se deslocar e acessar os espaços e serviços mais facilmente. Espera-se que os resultados sejam utilizados na formulação de políticas públicas de mobilidade e acessibilidade. |
Abstract: | Se a frota de automóveis particulares continuar crescendo embalada pelo aumento do poder aquisitivo da população, e se, ao mesmo tempo o transporte coletivo continuar relegado a uma instância inferior nas preocupações das autoridades públicas é bem possível que essa situação crítica em relação à mobilidade e à acessibilidade urbana das cidades brasileiras piorem ainda mais. No entanto, não é possível imaginar uma redução significativa do uso de automóveis sem que se ofereça ao motorista alternativas viáveis, confortáveis e seguras para deixar o carro em casa. O trânsito não é uma doença em si, é um sintoma. A doença que causa esse sintoma tão incômodo tem origem em uma combinação de fatores: falta de planejamento urbano, saturação da frota automobilística, ausência ou precariedade do transporte público e uma mentalidade antiquada, calcada no preceito de que uma pessoa de sucesso anda de carro. A pesquisa de levantamento foi aplicada através de formulário para a coleta de dados objetivando verificar o comportamento e a percepção dos trabalhadores formais (regime CLT, servidores públicos e empresários) que utilizam como principal meio de transporte o carro para o trajeto casa-trabalho, de região que possui intensa atividade comercial no município de Aquidauana – MS com relação à estrutura para o estacionamento de carros em via pública. Constatou-se que o estacionamento na via pública não é usado de forma rotativa, o que evidencia a necessidade de estacionamento privado para os trabalhadores que estacionam na via pública por mais de 8 horas por dia e a falta de bom senso e respeito dos motoristas em relação às leis de trânsito. Uma estrutura pública adequada torna o centro da cidade funcional, atrativo e convidativo para os usuários/clientes, que vão se deslocar e acessar os espaços e serviços mais facilmente. Espera-se que os resultados sejam utilizados na formulação de políticas públicas de mobilidade e acessibilidade. |
Palavras-chave: | Estacionamento em via pública estacionamento mobilidade urbana. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6999 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Administração - Bacharelado (CPAQ) |
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