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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/689
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Flandoli, Beatriz Rosália Gomes Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-31T16:19:07Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T19:57:01Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/689 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo foi realizado para investigar, à luz do referencial da Teoria Sócio-Histórica, a escrita criativa, enquanto expressão e elaboração do pensamento e como constituinte de uma função psicológica superior, que depende da interiorização dos elementos mediadores que, na nossa cultura, são propiciados pela escolarização. A partir das considerações de Vigotski, considera-se que a criatividade desenvolvida na escrita é um recurso que está disponível para ajudar o homem a estruturar seu pensamento e elaborar suas emoções. Para Vigotski, a criação escrita se dá a partir do que ele chamou de segunda metade da idade escolar, ou seja, o período denominado de adolescência pela nossa cultura. Por essa razão, o período investigado na presente pesquisa foi aquele que vai da quinta à oitava séries do ensino fundamental. O primeiro capítulo apresenta a contextualização da escrita, mostrando como a escrita se constituiu historicamente. Apresenta, também os conceitos de pensamento e linguagem e de mediação e afetividade, fundamentais para a compreensão do tema, encerrando-se com as idéias de Luria sobre o pensamento produtivo que dá origem à escrita criativa. O segundo capítulo trata da Educação e da escrita criativa e traz as idéias de Vigotski e do seu contemporâneo Jean Piaget, destacando os contrapontos entre os dois teóricos, salientando as contribuições de Vigotski na consideração da função educativa. Estuda-se o conceito de adolescência e de catarse, à luz desse referencial teórico, e apresenta-se idéias de Luria, Vigotski e Teplov sobre os processos criativos aplicados à escrita. O terceiro capítulo traz a descrição da metodologia da pesquisa, o instrumento e os sujeitos e descreve o método de análise utilizado para a consecução do objetivo a que se propõe o trabalho que é a análise gráfica do discurso. Foram analisados graficamente os processos de consciência de três professoras de Língua Portuguesa da rede pública municipal e estadual e de escola privada, na cidade de Campo grande/MS, buscando apreender as conseqüências das suas mediações na prática pedagógica, quando ensinam seus alunos a escrever. As considerações finais apresentam as reflexões sobre o trabalho e apontam que as três professoras apresentam diferentes posicionamentos quanto à sua práxis; afirmam que a escrita não é ensinada na escola, entretanto, duas delas em seus discursos descrevem métodos e técnicas que utilizam para efetuar esse ensino, demonstrando, assim, uma provável influência do pensamento de Piaget em seus discursos e apresentando um distanciamento conceitual entre o que descrevem e o que afirmam. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.title | A escrita criativa no Ensino fundamental : uma interlocução possível | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Leão, Inara Barbosa | - |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Beatriz Rosália Gomes Xavier Flandoli.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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