Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6885
Tipo: Dissertação
Título: EFEITO DO HISTÓRICO DE REFORÇAMENTO DA FORMAÇÃO EM DIFERENTES ÁREAS DO DISCURSO EXPLICATIVO DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA SOBRE O DESEMPENHO HIPOTÉTICO DE ESTUDANTES
Autor(es): PEDRO HENRIQUE ARAUJO ORLANDI
Primeiro orientador: Lucas Ferraz Cordova
Resumo: Skinner conceitualiza comportamento verbal como sendo um comportamento operante em que a consequência é mediada por um ouvinte treinado pela comunidade verbal. Um dos focos do autor viria a ser com o comportamento verbal científico e consequentemente no comportamento verbal de explicar emitido pelo cientista. Explicações seriam, comumente, descrições acerca de relações causais e teriam como fim promover com que o ouvinte consiga agir concretamente de modo mais eficaz. O objetivo desta pesquisa foi analisar o efeito do histórico de reforçamento da formação em diferentes áreas sobre o discurso explicativo de acadêmicos de licenciatura sobre o desempenho contido em uma situação hipotética de dois estudantes do ensino fundamental. Foram selecionados participantes de três cursos: Biologia, Matemática e História. O método utilizado foi o Método Reno, que é uma alternativa considerada efetiva para se analisar discursos. O procedimento consistiu em apresentar uma situação hipotética escrita ao participante, em que esteve descrito o desempenho acadêmico de dois alunos, um com alto rendimento e outro não, e após a leitura desta situação foram feitas questões acerca da história ao participante e como este explica tal situação e como agiria se ele mesmo fosse o professor em questão. Os resultados indicam um consenso entre os três grupos participantes, onde estes responderam de forma uníssona nas macrocategorias e categorias de análise, com uma pequena diferença de respostas no grupo 2 – acadêmicos de História. Discutiu-se acerca de padrões de respostas dos participantes, assim como discrepâncias e análises no histórico pessoal dos participantes e em possíveis efeitos do histórico de reforçamento da graduação cursada sobre suas respostas. Finalmente, realizou-se uma descrição funcional do próprio comportamento de explicar do pesquisador.
Abstract: Skinner conceptualizes verbal behavior as operant behavior in which the consequence is mediated by a listener trained by the verbal community. One of the author's focuses would be on the scientific verbal behavior and consequently on the verbal behavior of explaining emitted by the scientist. Explanations would be, commonly, descriptions about causal relationships and would aim to promote the listener to be able to act concretely more effectively. The objective of this research was to analyze the effect of the history of training reinforcement in different areas on the explanatory discourse of undergraduate students on the performance contained in a hypothetical situation of two elementary school students. Participants from three courses were selected: Biology, Mathematics and History. The method used was the Reno Method, which is considered an effective alternative for analyzing discourses. The procedure consisted of presenting a written hypothetical situation to the participant, in which the academic performance of two students was described, one with high performance and the other not, and after reading this situation, questions were asked about the story to the participant and how he explains this. situation and how he would act if he himself were the teacher in question. The results indicate a consensus among the three participating groups, where they responded in unison in the macrocategories and categories of analysis, with a small difference in responses in group 2 - academics of History. The participants' response patterns were discussed, as well as discrepancies and analyzes in the participants' personal history and possible effects of the history of reinforcement of the degree studied on their responses. Finally, a functional description of the researcher's own explaining behavior was carried out.
Palavras-chave: Comportamento verbal
explicação
método Reno
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6885
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.