Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6874
Tipo: Dissertação
Título: QUADRO DA SEMANA: a leitura de imagem no ensino de arte em uma perspectiva histórico cultural
Autor(es): Sabrina Vieira da Silva Santos
Primeiro orientador: Vera Lucia Penzo Fernandes
Resumo: A pesquisa busca compreender a prática da leitura de imagem no ensino de arte no Brasil e conceituá-la dentro da perspectiva histórico-cultural. Uma pesquisa bibliográfica que por meio do entendimento da prática da leitura de imagem de obras de arte, edifica a importância da presença do ensino de arte e seu espaço na escola, para o desenvolvimento e formação dos sentidos humanos. Objetivamos também dialogar sobre a base do materialismo histórico e dialético, contextualizando os elementos constitutivos das práticas de leitura de imagem, que seu caráter intrínseco ao ensino de arte, com vistas para a educação estética. Para a realização e elaboração deste trabalho contamos com estudos teóricos baseados em Vigotski (2009), Consuelo Schlichta (2009a, 2009b, 2011, 2012), Fernandes (2015), entre outros. Esta pesquisa desenvolve a argumentação que a socialização, o acesso aos códigos e procedimentos artísticos, quando os professores de arte tem o entendimento da totalidade do trabalho educativo, mesmo sob os percalços de uma educação em meio a contradição de uma sociedade capitalista, podem estabelecer a crítica às práticas aligeiradas e enraizadas no senso comum, sendo assim, este trabalho se desenvolve como respaldo na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica de que a prática de leitura de imagem é enriquecedora para o ensino de arte.
Abstract: The research seeks to understand the practice of image reading in art teaching in Brazil and conceptualize it within the historical-cultural perspective. A bibliographical research that through the understanding of the practice of reading images of works of art, builds the importance of the presence of art teaching and its space in the school, for the development and formation of human senses. We also aim to dialogue on the basis of historical and dialectical materialism, contextualizing the constitutive elements of image reading practices, which its intrinsic character to art teaching, with a view to the aesthetic education. For the realization and elaboration of this work, we rely on theoretical studies based on Vigotski (2009), Consuelo Schlichta (2009a, 2009b, 2011, 2012), Fernandes (2015), between others. This research develops the argument that socialization, access to artistic codes and procedures, when art teachers have an understanding of the entire educational work, even under the mishaps of an education in the midst of the contradiction of a capitalist society, can establish a critique of lightened practices rooted in common sense, therefore, this work is developed with the support in cultural-historical psychology and in historical-critical pedagogy that the practice of image reading is enriching for teaching art. Keywords: Image reading; Visual arts; Painting; Aesthetic education.
Palavras-chave: Leitura de imagem
Artes visuais
Obras de arte
Educação estética
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6874
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Artes

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.