Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/686
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRomero, Arnaldo-
dc.date.accessioned2011-10-31T14:01:01Z-
dc.date.available2021-09-30T19:57:25Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/686-
dc.description.abstractEsta dissertação, desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, situa-se na área das investigações da História das Instituições Escolares. A pesquisa está dividida em quatro partes: na primeira – História das instituições educacionais, no campo da cultura escolar, como uma possível interpretação da sociedade –, apresenta-se o método de aproximação ao objeto, inserido no campo da cultura escolar, entendendo que a história das escolas, e em particular de uma escola específica, fornece indícios e pistas para a construção de uma interpretação sobre a cidade e reflete na cultura escolar elementos, estruturas e movimentos da comunidade a que pertence; na segunda – O ensino superior privado e o papel da Igreja Católica na educação, especialmente em Campo Grande - MT –, apresentamos um breve histórico sobre o ensino superior, e particularmente do ensino superior privado em nosso país, a fim de situar a história da criação da FADIR e o papel da Igreja Católica e dos padres salesianos na educação em Campo Grande; na terceira – Os antecedentes da criação, e os primeiros tempos, da Faculdade de Direito de Campo Grande –, estudadam-se os movimentos da cúpula da Missão Salesiana para a criação do curso de Direito, sua instalação e os primeiros tempos, e por fim, na quarta parte, como uma espécie de conclusão – O lugar dos bacharéis –, discute-se o discurso da fundação e a permanência do ideário católico na escola e nos egressos e a criação de uma elite que carrega consigo a marca da distinção, representada pela primeira turma da FADIR. Utiliza-se como uma das chaves de interpretação da FADIR a definição de “escola exemplar”, assim como do conceito de instituição, no sentido de verificar a cultura material e a cultura simbólica que a escola em apreço produziu, apropriando-se, ainda, da noção de tradições inventadas, para por fim, entremear a explicação com a preocupação que se refere à relação do trabalho com a educação/escola, principalmente naquilo que uma escola salesiana construiu, em vista da sua preocupação social com a formação profissional de seus alunos. Também se investigou a relação entre a escola e a cidade, posto que é nesse comércio de interesses que se evidenciam informações determinantes na construção de determinada escola.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation done as part of the Master Degree in Education at Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, in the field of the History of the Educational Institutions. The research is divided in four parts: the first one – The history of the Educational Institutions, in the field of the school culture as a possible interpretation of the society, takes the object approaching method, in the field of the school culture, understanding that the history of the schools, a specific school in particular, gives signs and clues to the construction of an interpretation about the city and reflects the school culture elements, community structures and movements it belongs to; the second one – The private higher education and the role of the Catholic Church in Education, especially in Campo Grande - MT, we show a brief history about the higher education and , particularly the private higher education in our country, in order to place the history of FADIR creation and the role of the Catholic Church, the Salesian priests, in education in Campo Grande; The third one – The antecedents of the creation, the first times of the Law Course in Campo Grande, where the movements of the Salesian Mission chiefs for the creation of the Law Course is studied, the setting and the first times. At last in the fourth part, as a kind of conclusion – The place of the Graduated – where it is discussed the foundation speech and the permanence of the catholic ideals at the school and among the ex-students and the creation of an elite that can bring with them the distinction sign, represented first class of FADIR. As one of Fadir interpretation keys we use the definition of “exemplary school”, as well as, the concept of institution, in order to verify the material culture and symbolic one the school had produced, also framing the notion of invented traditions to, in the end, interspersing the explanation with the concerns that refer to the relation of work with education/school, mainly, over what the Salesian school built, considering its social concern over its students’ professional formation. We also searched into the relation between the school and the city, since it is on this trade of interests that it is shown determinant information in the construction of determined school.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito - cursospt_BR
dc.subjectInstituições de Ensinopt_BR
dc.subjectCultura Escolarpt_BR
dc.titleO lugar dos bacharéis : história da criação da Faculdade de Direito, FADIR de Campo Grande, MT (1965-1970)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pessanha, Eurize Caldas-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arnaldo Romero.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.