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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ALUNOS EM SITUAÇÃO PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: a educação sob o olhar do adolescente em conflito com a lei
Autor(es): THALYNE ARANTES GARNICA
Primeiro orientador: ROSELI MARIA ROSA DE ALMEIDA
Resumo: A pesquisa tem como temática a educação de adolescentes, que por se encontrarem em conflito com a lei, estão ou estiveram privados da liberdade, cumprindo medida de internação, providência prevista por lei no artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente. O trabalho apresenta um levantamento documental sobre a Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), que é uma das instituições de medidas socioeducativas do Brasil e as perspectivas de dois jovens que cumpriram as medidas em uma das unidades da Instituição, visando esclarecer como funciona o sistema educacional dentro do estabelecimento socioeducativo responsável pela tutela de crianças e adolescentes, durante a privação de liberdade. Assim, por meio do levantamento documental e dos relatos dos sujeitos da pesquisa, foi possível delinear a relação entre a organização burocrática da Instituição e a realidade vivenciada pelos adolescentes atendidos por ela, em relação às atividades educativas. É necessário olhar para a educação a partir de todas as realidades e contextos, para que nos aproximemos cada vez mais de uma sociedade menos injusta e desigual. Os resultados da pesquisa mostraram que os adolescentes reconhecem a importância da educação escolar como um fator fundamental para a sua vida após o período de internação, visando sua posterior ressocialização. Somente por meio da educação e conscientização se tornará possível alcançar a emancipação do indivíduo para ter mais oportunidades fora da Instituição em que cumpriu medida socioeducativa, além da não reincidência dos atos infracionais.
Abstract: The subject of this research is the education of adolescents who, because they are in conflict with the law, are or have been deprived of their liberty, serving a detention order, a measure provided for by law in article 112 of the Statute of the Child and Adolescent. The paper presents a documentary survey of the CASA Foundation (Socio-Educational Assistance Center for Adolescents), which is one of Brazil's institutions for socio-educational measures, and the perspectives of two young people who have served their sentences in one of the institution's units, with the aim of clarifying how the educational system works within the socio-educational establishment responsible for the guardianship of children and adolescents during their deprivation of liberty. Thus, through the documentary survey and the reports of the research subjects, it was possible to delineate the relationship between the bureaucratic organization of the institution and the reality experienced by the adolescents it serves in relation to educational activities. It is necessary to look at education from all realities and contexts, so that we get closer and closer to a less unjust and unequal society. The results of the survey showed that the adolescents recognize the importance of school education as a fundamental factor for their lives after the period of internment, with a view to their subsequent resocialization. Only through education and awareness-raising will it be possible to emancipate the individual to have more opportunities outside the institution in which they served their socio-educational sentence, as well as not reoffending.
Palavras-chave: educação
adolescentes
privação de liberdade
ressocialização.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6854
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

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