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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6851
Tipo: | Dissertação |
Título: | CRIANÇAS INDÍGENAS DO LARANJEIRA NHANDERU: O APRENDER E O SER CRIANÇA KAIOWÁ EM UMA ÁREA DE RETOMADA |
Autor(es): | Tania Milene Nugoli Moraes |
Primeiro orientador: | Maria Raquel da Cruz Duran |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo geral compreender como as crianças kaiowá contribuem para o pensar e o fazer de sua cultura, a partir da experiência de vida e das reflexões que constroem vivendo na área de retomada Laranjeira Nhanderu, localizada no município de Rio Brilhante, no Estado do Mato Grosso do Sul. Utilizando a observação participante, método por excelência antropológico, bem como a revisão bibliográfica pertinente ao tema, compreendi que a reciprocidade e as belas palavras, componentes da educação tradicional indígena kaiowá, formam os indivíduos, ao mesmo tempo em que os auxiliam a refletir sobre suas vidas e a propor novas leituras, a luz desses ensinamentos, sobre os acontecimentos que os atingem, sendo que as crianças kaiowá também contribuem para tal movimento. |
Abstract: | The present study had the general objective of understanding how Kaiowá children contribute to the thinking and doing of their culture, based on their life experience and the reflections they construct while living in the Laranjeira Nhanderu recovery area, located in the municipality of Rio Brilhante, in the State of Mato Grosso do Sul. Using participant observation, an anthropological method par excellence, as well as the literature review relevant to the theme, I understood that reciprocity and beautiful words, components of traditional Kaiowá indigenous education, form individuals, at the same time that they help them to reflect on their lives and to propose new readings, in the light of these teachings, about the events that affect them, and the Kaiowá children also contribute to this movement. |
Palavras-chave: | CRIANÇAS INDÍGENAS KAIOWÁ RETOMADA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA PEDAGOGIA INDÍGENA |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6851 |
Data do documento: | 2022 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social |
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