Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6844
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A GESTÃO ESCOLAR NO PERÍODO POS-PANDÊMICO DA COVID-19 (2022-2023)
Autor(es): FÁBIO MENDONÇA DA SILVA
Primeiro orientador: MARIA DAS GRAÇAS FERNANDES DE AMORIM DOS REIS
Resumo: O trabalho resulta na pesquisa realizada com o objetivo de compreender de que forma a gestão escolar vem lidando com os problemas causados pela covid-19, e quais estão sendo as estratégias utilizadas para que sejam amenizadas as lacunas presentes na atualidade. Foram realizadas pesquisas em publicações científicas de autores que abordam a mesma temática. Os dados foram obtidos por meio de entrevista e questionário semiestruturado, com gestores de escolas da rede municipal e estadual localizadas no município de Naviraí, MS. A pesquisa revela o empenho por parte dos gestores escolares diante dos desafios impostos pela pandemia da covid-19 e os principais desafios e agravantes pontuados por eles no ambiente escolar. Apesar das medidas adotadas por eles para o enfrentamento dos desafios serem consideradas convencionais e seguirem práticas comuns na área, pois foram adotadas na grande maioria das instituições de ensino, não apresentando elementos de inovação significativos, refletem um compromisso dos gestores em tentar garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem, apesar de todos os desafios impostos pela pandemia. No contexto pós-pandêmico, essas lições e práticas aprimoradas continuarão a ser fundamentais para a evolução do sistema educacional.
Abstract: The work results in research conducted with the aim of understanding how school management has been dealing with the problems caused by covid-19, and what strategies are being used to mitigate the current gaps. Research was conducted in scientific publications by authors addressing the same theme. Data were obtained through interviews and semi-structured questionnaires with school managers from municipal and state schools located in the city of Naviraí, MS. The research reveals the commitment of school managers in the face of the challenges posed by the covid-19 pandemic and the main challenges and aggravating factors pointed out by them in the school environment. Despite the measures adopted by them to address the challenges being considered conventional and following common practices in the field, as they were adopted in the vast majority of educational institutions, not presenting significant elements of innovation, they reflect a commitment from the managers to try to ensure the continuity of the teaching and learning process, despite all the challenges posed by the pandemic. In the post-pandemic context, these lessons and enhanced practices will continue to be essential for the evolution of the educational system.
Palavras-chave: Gestão
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Aprendizagem
Pandemia
Covid-19
Desafios.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6844
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPNV)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.