Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6821
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dc.creatorClarice Simao Pereira-
dc.date.accessioned2023-11-14T14:47:30Z-
dc.date.available2023-11-14T14:47:30Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6821-
dc.description.abstractThis study is part of the Research Program of the Observatory of School Culture (OCE), which uses curricular documents produced for formal and non-formal education as sources and objects of study. In this context, we analyzed a set of nine theoretical/normative texts/documents that support the construction of curricular proposals for Rural Education, with the aim of identifying and analyzing what is prescribed/proposed as the specialized knowledge of/for rural dwellers. This gives rise to the prospect of problematizing the direction taken by rural education, identifying which aspects are proposed for undergraduate courses in rural education in order to attend to specificities/differences. At the same time, to observe the relationships established between elaborated and everyday knowledge, in the process of selecting, organizing and distributing knowledge. To this end, we hypothesize that, in rural education, specialized knowledge is outlined in the sources and objects investigated here, circumscribed to a "projected" reading of rural reality, in which the issue of knowledge is dealt with under a pole of tension in the official normative/curricular texts/documents aimed at rural education. These analyses and debates are anchored in the Critical Theory of the Curriculum, which informs us that the organization of knowledge is not neutral, but imbued with intentions that need to be unveiled. In this exercise, we learned that the DTs that support the pedagogical/curricular proposals of/for rural education favor knowledge that is close to the students' reality. And, given this, the question remains as to whether this overemphasis on reality, on the everyday and immediate, leads to mistakes in the development of specific curricula for rural populations.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subject.-
dc.titleCURRÍCULO E CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS NAS LICENCIATURAS PARA AS ESCOLAS DO/NO CAMPOpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Fabiany de Cassia Tavares Silva-
dc.description.resumoEste estudo faz parte do Programa de Pesquisa do/no Observatório de Cultura Escolar (OCE), que toma como fontes e objetos de estudo documentos curriculares produzidos para os espaços da educação formal e não formal. Neste contexto, analisamos um conjunto de nove textos/documentos teóricos/normativos, que subsidiam a construção das propostas curriculares para a Educação do Campo, com o objetivo de identificar e analisar o que se encontra prescrito/proposto como o conhecimento especializado dos/para os campesinos. Deriva deste, a perspectiva de problematizar os direcionamentos da Educação do Campo, identificando quais os aspectos estão propostos às Licenciaturas da/na educação do/para campo para o atendimento à especificidade/diferença. A par disso, observar as relações estabelecidas entre conhecimentos elaborados e cotidianos, no processo de seleção, organização e distribuição de conhecimentos. Para tanto, incorremos na hipótese de que, na Educação do Campo, o conhecimento especializado encontra-se delineado nas fontes e objetos aqui investigados, circunscritos a uma leitura “projetada” da realidade campesina, na qual a questão do conhecimento é tratada sob um polo de tensão nos textos/documentos normativos/curriculares oficiais voltados à Educação do Campo. Tais análises e debates ancoram-se na Teoria Crítica do Currículo, ao informar que a organização do conhecimento não é neutra, mas imbuída de intencionalidades, que precisam ser desveladas. Neste exercício, apreendemos que os TD que subsidiam as propostas pedagógicas/curriculares da/para a educação do campo privilegiam os conhecimentos aproximados da realidade dos educandos. E, diante disso, persiste a indagação, se esta demasiada ênfase na realidade, no cotidiano e imediato, incorre em equívocos na elaboração dos currículos específicos para as populações do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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