Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6808
Tipo: | Dissertação |
Título: | A presença ainda incomum do homem nos ambientes da Educação Infantil: motivações para ingresso e permanência de profissionais de Campo Grande-MS |
Autor(es): | Hugo Augusto Turaça Leandro |
Primeiro orientador: | Silvia Adriana Rodrigues |
Resumo: | O presente trabalho está vinculado a Linha de Pesquisa: “Práticas educativas, formação de professores(as)/educadores(as) em espaços escolares e não escolares”, do Programa de Pós graduação em Educação - área de concentração Educação Social, Câmpus do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil (GEPIEI-UFMS). Tem como objeto de pesquisa a presença de professores homens pedagogos, atuantes na Educação Infantil na rede de ensino do município de Campo Grande – MS. Nesse contexto foi eleito como objetivo geral: compreender a partir da trajetória, as razões para ingresso e permanência de professores homens pedagogos na Educação Infantil. Tem-se ainda como objetivos específicos: identificar o que motivou os professores a atuarem na Educação Infantil; verificar o grau de satisfação dos professores do sexo masculino na Educação Infantil e, se pretendem permanecer atuantes nessa área; discutir a importância da presença do homem no ambiente da Educação Infantil. Para a compreensão acerca das questões apresentadas, esse estudo adota uma abordagem qualitativa, sendo qualificado também como de campo e explicativo. Referente aos sujeitos, foram selecionados três pedagogos do sexo masculino, com o critério de que estivessem atuando como professores regentes na rede em questão. Quanto ao instrumento para coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas de maneira dialética, o que permitiu evidenciar especificidades da fala de cada participante. A pesquisa traz como fundamento os desdobramentos históricos de como a mulher se tornou referência para os cuidados de crianças pequenas, destacando a estreita relação existente entre os conceitos de amor materno e o cuidar e educar nas creches. É apresentado também que, no Brasil o direito à creche se deu por meio de movimentos feministas, o que contribuiu para que historicamente esses ambientes de trabalho fossem associados a imagem da profissional-mulher. De modo geral, os dados obtidos revelaram que, em relação a presença masculina na Educação Infantil, assim como está estabelecida a ideia de que a maternidade é um requisito para que as mulheres exerçam à docência junto as crianças pequenas, também o homem tenta seguir pela mesma via, utilizando a paternidade como argumento para que ocupe esse espaço, o que reforça uma visão de caráter assistencialista deste nível educacional. Palavras-chave: Amor materno; papéis masculino e feminino; cuidar e educar. |
Abstract: | This work is linked to the research line: “Educational Practices, Teachers'/Educators' Training in School and Non-School Spaces”, from the Postgraduate Program in Education - Social Education Concentration Area, Pantanal Campus, of the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS) and the Childhood and Early Childhood Education Studies and Research Group (GAPIEI-UFMS). Its object of research is the presence of male pedagogue teachers, acting in early childhood education in the school network of the municipality of Campo Grande - MS. In this context, this work elected as a general objective: to understand from their trajectory the reasons for entry and permanence of male pedagogue teachers in early childhood education. There are also specific objectives: to identify what motivated these teachers to work in early childhood education; to check the degree of satisfaction of male teachers in early childhood education and if they intend to remain active in this area; discuss the importance of the presence of men in the early childhood education environment. For understanding the issues presented, this study adopts a qualitative approach, being qualified as field and explanatory. Regarding the subjects, three male educators were selected, with the criterion that they were acting as class teachers in the aforementioned network. As for the instrument for data collection, semi-structured interviews were used, which were recorded in audio, transcribed and analyzed in a dialectical way, which allowed to highlight specificities of the speech of each participant. The research brings as its foundation the historical developments of how women have become a reference for the care of young children, highlighting the close relationship between the concepts of maternal love and care and education in day care centers. It is also presented that in Brazil the right to day care center was established through feminist movements, which contributed to the fact that historically these work environments are associated with the image of female professionals. In general, the data obtained revealed that, in relation to the male presence in early childhood education, in the same way that maternity is a requirement for women to exercise teaching with young children, also men try to follow the same road, using paternity as an argument to occupy this space, which reinforces a welfare view of this educational level. Keywords: Motherly love; male and female roles; caring and educating. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6808 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Dissertação versão final revisada por Hugo 26 de outubro 2023.pdf | 757,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.