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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPacheco, Nicole Santana-
dc.date.accessioned2023-11-09T13:44:29Z-
dc.date.available2023-11-09T13:44:29Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6794-
dc.description.abstractGiven the importance of the discussion regarding inclusive education, it is becoming increasingly feasible to pay more attention and research on the subject. This study aimed to understand the proposal for Inclusive Education present in Brazilian legislation, relating it to the specificities of Early Childhood Education. The methodology used was documentary research, carried out through the study of legislation and official documents. Through the study carried out, it was possible to understand that just as it was difficult to change the view that Early Childhood Education was seen as a form of personal care to a concept of teaching, the space that Inclusive Education has been seeking to achieve in Early Childhood Education occurs gradually, and this is evident in the documents analyzed, in which few guidelines can be noted dealing with this concept of teaching.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva-
dc.subjectEducação Infantil-
dc.subjectInfâncias-
dc.titleDiversidade na pequena infância: a especificidade da educação inclusiva na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira, Ione da Silva Cunha-
dc.description.resumoDiante da importância da discussão a respeito da educação inclusiva, torna-se cada vez mais viável uma maior atenção e pesquisas acerca do mesmo. O presente trabalho teve como objetivo compreender a proposta de Educação Inclusiva presente na legislação brasileira, relacionando-a com as especificidades da Educação Infantil. A metodologia utilizada foi a de pesquisa documental, realizada por meio do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Por meio do estudo realizado, foi possível compreender que assim como foi difícil a mudança do olhar que se tinha para com a Educação Infantil como uma modalidade de cuidados pessoais para uma concepção de ensino, o espaço que a Educação Inclusiva vem buscando alcançar na Educação Infantil, ocorre de maneira gradativa, e isso se evidencia em primeira instancia nos documentos analisados, em que se pode notar poucas pautas tratando sobre essa concepção de ensino.pt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:CPTL - Pedagogia - Licenciatura
Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

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