Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHELOISA RIBEIRO SOARES-
dc.date.accessioned2023-11-07T20:42:50Z-
dc.date.available2023-11-07T20:42:50Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6779-
dc.description.abstractThis article aims to promote reflection on the exercise of alterity in school space and its relevance for the teaching-learning process of children, which share their individualities with each other. The research is justified by the emergence of practices that effectively value the uniqueness of the individual in the school space, in in line with the humanizing theoretical bases present in the professionals’ discourse of education. The methodology used is bibliographic, developed from references contemporary theorist on the topic discussed. The texts that support the discussion address themes such as individuality, culture and society, otherness and the social function of school. In its structure, the work begins with the presentation of a concept of alterity, followed by a topic about the child “as a no” to, finally, discuss the otherness in the school space. We conclude that alterity, in addition to contributing to the learning and development of the child in the school space, in all its aspects (cognitive, physical, affective, social, emotional), is necessary for the construction of a cultural space that embraces diversity as a premise for the growth of all subjects who live together and build the school in their daily relationships, from the practice of tolerance and acceptance.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlteridade. Espaço escolar. Diversidade-
dc.subject.classificationCiências Humanaspt_BR
dc.titleReflexão sobre alteridade no espaço escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1LIGIANE APARECIDA DA SILVA-
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo promover uma reflexão sobre o exercício da alteridade no espaço escolar e sua relevância para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, que compartilham entre si as suas individualidades. A pesquisa se justifica pela emergência de práticas que valorizem efetivamente a singularidade do indivíduo no espaço escolar, em consonância com as bases teóricas humanizadoras presentes no discurso dos profissionais da educação. A metodologia utilizada é bibliográfica, desenvolvida a partir de referencial teórico contemporâneo sobre a temática discutida. Os textos que subsidiam a discussão abordam temas como individualidade, cultura e sociedade, alteridade e função social da escola. Na sua estrutura, o trabalho tem início com a apresentação de um conceito de alteridade, seguido de tópico sobre a criança “comoum não” para, por fim, discorrer sobre a alteridade no espaço escolar. Concluímos que a alteridade, além de contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança no espaço escolar, em todos os seus aspectos (cognitivo, físico, afetivo, social, emocional), se faz necessária para a construção de um espaço cultural que acolha a diversidade como premissa para o crescimento de todos os sujeitos que convivem e constroem a escola em suas relações cotidianas, a partir da prática da tolerância e do acolhimento.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
2941.pdf368,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.