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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6772
Tipo: | Dissertação |
Título: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NA PERSPECTIVA DECOLONIAL |
Autor(es): | BRUNO SILVA NASCIMENTO |
Primeiro orientador: | Nara Hiroko Takaki |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi ampliar a compreensão da formação em língua inglesa pela perspectiva decolonial atual, por meio de um levantamento bibliográfico no que tange à formação em língua inglesa (LI) (TAKAKI, 2019; PESSOA, 2020; DUBOC, 2021; JORDÃO, 2013; VERONELLI; DAITCH, 2021, dentre outros/as). Também me propus a identificar e analisar os trabalhos de estudiosos sobre as praxiologias (PESSOA; SILVA; FREITAS, 2021) tradicionais presentes na formação de professores de LI e explorar como essas abordagens podem ser ressignificadas a partir da perspectiva decolonial, e elaborar e analisar atividades pedagógicas em língua inglesa que promovam a criticidade e a decolonialidade, considerando as diferenças/diversidades. As discussões apresentadas são sustentadas por meio de trabalhos de intelectuais das epistemologias decoloniais, a exemplo de Walsh (2009, 2018), Castro-Gómez e Grosfoguel (2007), Maldonado-Torres (2007), Mignolo (2007, 2011, 2017), Quijano (2005, 2007, 2019), Sousa Santos (2018), dentre outros/as. As perspectivas neste trabalho estão em consonância com a formação de professores/as de LI (não somente). Contemplando essas premissas, a geração de dados se deu no campo aplicado da linguística e foram analisados em contexto educacional de pesquisa, norteada pelos letramentos críticos (MONTE MÓR, 2013; JANKS, 2010; MENEZES DE SOUZA, 2011), estudos interculturais (WALSH, 2009; SIQUEIRA, 2018) e educação linguística crítica (PESSOA; SILVA; FREITAS, 2021; MATTOS, 2018; DUBOC, 2018; PENNYCOOK, 2006). Por meio da análise bibliográfica, foi possível observar praxiologias amparadas em perspectivas críticas decoloniais e interculturais atualizadas. Tais teorizações evidenciam que estamos expostos a um sistema de práticas sistematizadas, advindas da “matriz colonial de poder” (MIGNOLO, 2010). Nesse contexto, esta pesquisa me instiga a buscar ressignificação da natureza das perguntas, a fim de conferir significado ao processo de formação em língua inglesa. Adicionalmente, os resultados angariados nesta pesquisa, tais como a relevância da capacidade crítica e reflexiva na prática pedagógica, especialmente em contextos acadêmicos, e as possibilidades de atividades com ênfase nas teorias críticas decoloniais evidenciam esforços de ruptura visando assegurar a significância das aulas. Mas, isso implica na necessidade de busca constante por atualização e formação continuada dos/das professores/as em uma sociedade pluralizada e fluida, tal qual a nossa, bem como a importância da criatividade, criticidade e ética (TAKAKI; FERRAZ; MIZAN, 2019) em uma postura crítica em relação às próprias crenças e valores. |
Abstract: | The aim of this research was to broaden the understanding of english teacher education from the current decolonial perspective, through a bibliographic survey regarding english teacher education (EL) (TAKAKI, 2019; PESSOA, 2020; DUBOC, 2021; JORDÃO, 2013; VERONELLI; DAITCH, 2021, among others). I also set out to identify and analyze the works of scholars on traditional pedagogical praxiologies present in english teacher education and explore how these approaches can be reframed from a decolonial perspective, and to elaborate and analyze pedagogical activities in English language that promote criticality and decoloniality, considering differences/diversities. The discussions presented are supported by works of intellectuals of decolonial epistemologies, such as Walsh (2009, 2018), Castro-Gomez and Grosfoguel (2007), Maldonado-Torres (2007), Mignolo (2007, 2011, 2017), Quijano (2005, 2007, 2019), Sousa Santos (2018), among others. The perspectives in this work is in accordance with the requirements of the english teacher education program (and others). Contemplating these premises, the data generation took place in the applied field of linguistics and were analyzed in an educational research context, guided by critical literacy (MONTE, MÓR 2013), (JANKS, 2010), (MENEZES DE SOUZA, 2011), intercultural studies (WALSH, 2009), (SIQUEIRA, 2018) and critical language education (PESSOA; SILVA; FREITAS, 2021, MATTOS, 2018, DUBOC, 2018, PENNYCOOK, 2006). Through the bibliographic analysis, it was possible to observe praxiologies supported by updated decolonial and intercultural critical perspectives. Such theorizations show that we are exposed to a system of systematized practices, arising from the "colonial matrix of power" (MIGNOLO, 2010). In this context, this research instigates me to seek re-signification of the nature of the questions in order to give meaning to the english teacher education. Additionally, the results gathered in this research, such as the relevance of critical and reflective abilities in pedagogical practice, especially in academic contexts, and the potential for activities emphasizing decolonial critical theories, highlight efforts toward disruption aimed at ensuring the significance of the classes. However, this implies the need for a constant search for updating and continuous teacher education in a pluralistic and dynamic society, such as ours. It also emphasizes the importance of creativity, critical thinking, and ethics (TAKAKI; FERRAZ; MIZAN, 2019) in a critical approach to one's own beliefs and values. |
Palavras-chave: | FORMAÇÃO PROFESSORES LÍNGUA INGLESA DECOLONIAL |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6772 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
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