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dc.creatorDal Moro, Antonio José-
dc.date.accessioned2011-10-28T17:41:41Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:33Z-
dc.date.issued2001-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/676-
dc.description.abstractEsta dissertação é produto da pesquisa intitulada, o Ambiente educacional: um estudo social-histórico das relações entre educação e tecnologia, desenvolvida no quadro do Mestrado em Educação da UFMS. Ela originou-se como possibilidade de reflexão em torno dos assuntos pertinentes ao tema, resultante de debates em sala de aula, enquanto professor de Informática aplicada à Educação. A pesquisa inclui uma reflexão sobre o conceito de imaginário social que parte do princípio de que as relações sociais são sempre socialmente instituídas, simbolizadas ou sancionadas. O suporte teórico tem como objetivo desvelar essas relações no âmbito social-histórico, bem como dialogar com o trabalho de campo, uma vez que o pensamento do professor é essencialmente social e histórico. Foram utilizados pesquisa bibliográfica e estudos exploratórios através de entrevista semi-estruturada com professores de nossa região, intercalando os dados com os conceitos de técnica e tecnologia no contexto social-histórico. O estudo mostra que o ambiente educacional, numa perspectiva histórica, sempre esteve relacionado com a técnica e com a tecnologia, mas esta relação está condicionada as significações sociais de cada período. Na contemporaneidade essas significações imaginárias, observadas no pensar do professor, direcionam o ambiente educacional como espaço público no sentido de democratizar o acesso à tecnologia digital.pt_BR
dc.description.abstractThis present dissertation is a product of the research named, The Educational Environment: a social-historical study of the relations between education and technology, developed in the structure of the Mastership in Education of UFMS. It is originated from the possibility of reflection around pertinent subjects to the topic, it is resulting from debates in classroom, as a teacher of Computation Applied to Education. The research includes a reflection about the social imaginary concept that comes from the principle that the social relations are always socially instituted, symbolized or ratified. The theoretical support has as objective to unveil these relations in the social-historical ambit, as well as to talk to the field work, once that the ideal of the teacher is essentially social and historical. It was used a bibliographical research and explorative studies through structured interviews with teachers of our region, inserting the data with the concepts of technique and technology in the social-historical context. The study shows that the educational environment, at a historical perspective, has always been related to the technique and technology, but such relation is conditioned to the social signification of each period. Nowadays this imaginary signification, observed at the teacher’s point of view, directs the educational environment as a public space in the sense of democratizing the access to the digital technology on behalf of the citizenship.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.subjectSociologia Educacionalpt_BR
dc.titleO ambiente educacional: um estudo social-histórico das relações entre Educação e Tecnologiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tauro, David Victor-Emmanuel-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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