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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6767
Tipo: | Dissertação |
Título: | A DESCRIÇÃO DO LÉXICO DAS CORES EM LIBRAS: QUESTÃO DE VARIAÇÕES |
Autor(es): | Aline Aparecida Ferreira Zanini |
Primeiro orientador: | Bruno Oliveira Maroneze |
Resumo: | A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo descrever a variação linguística presente nos sinais das cores primárias (vermelho, azul e amarelo) em Libras quando associadas a uma imagem e quando não associadas (em seu “estado puro”). Para isso, foram entrevistados dez colaboradores das regiões de Campo Grande e Dourados, de ambos os sexos, de idades entre 20 e 41 anos, com diferentes graus de conhecimento de Libras e todos com o ensino médio completo. O método aplicado a esta pesquisa constitui-se como qualitativo. No início, um questionário em Libras foi dividido em duas partes e enviado aos dez colaboradores da pesquisa. A primeira parte foi constituída de perguntas sobre o nome, idade, com quantos anos aprendeu Libras e quem ensinou Libras para essa pessoa, já a segunda etapa foi ordenada por perguntas em relação as cores primárias. Os dados foram coletados através de vídeos recebidos pela plataforma WhatsApp. Após a coleta de dados, todas as respostas foram analisadas e descritas em tabelas no corpo do texto que possuem como principal referencial teórico Quadros e Karnopp (2004). Os dados demonstraram que a variação linguística nas cores sofrem diferentes influências como a idade, grau de escolaridade e fluência em Libras. Já os colaboradores mais novos sinalizaram a cor juntamente com algum objeto ou adjetivo, como “claro” ou “escuro”. Dos quatro colaboradores masculinos que aprenderam Libras na infância, três associaram as cores a algum objeto e apenas um voluntário maior de 30 anos associou a cor a adjetivos. A cor mais associada ao adjetivo foi a cor “amarela’, enquanto as cores mais escuras como “azul” e “vermelho” foram associadas a outras imagens. As mulheres apresenta contato tardio com a Libras: uma associou as cores aos adjetivos “claro” e “escuro” e a outra associou a outras imagens. Ambas completaram o Ensino Médio. |
Abstract: | The present master's research aims to describe the linguistic variation present in the signs of the primary colors (red, blue and yellow) in Libras when associated with an image and when not associated (in its "pure state"). For this, ten employees from the regions of Campo Grande and Dourados were interviewed, of both sexes, aged between 20 and 41 years, with different degrees of knowledge of Libras and all with complete high school education. The method applied to this research is qualitative. In the beginning, a questionnaire in Libras was divided into two parts and sent to the ten research collaborators. The first part consisted of questions about name, age, how old they learned Libras and who taught Libras to this person, while the second stage was ordered by questions regarding primary colors. The data were collected through videos received by the WhatsApp platform. After data collection, all responses were analyzed and described in tables in the body of the text, whose main theoretical framework is Quadros and Karnopp (2004). The data showed that the linguistic variation in colors suffers different influences such as age, level of education and fluency in Libras. Younger employees, on the other hand, signaled the color along with an object or adjective, such as "light" or "dark”. Of the four male collaborators who learned Libras in childhood, three associated the colors with an object and only one volunteer over 30 years of age associated the color with adjectives. The color most associated with the adjective was the color 'yellow', while darker colors such as 'blue' and 'red' were associated with other images. The women had late contact with Libras: one associated the colors with the adjectives "light" and "dark" and the other associated it with other images. Both completed high school. |
Palavras-chave: | LÉXICO DAS CORES LIBRAS |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6767 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens |
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