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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6749
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Feições decadentes: uma leitura de Estive em Lisboa e lembrei de você |
Autor(es): | ELAYNE DA SILVA PORTO |
Primeiro orientador: | CARINA MARQUES DUARTE |
Resumo: | Em 2009, o escritor Luiz Ruffato publicou a novela “Estive em Lisboa e lembrei de você”, cujo protagonista, o mineiro Serginho, após recorrentes fracassos, decide migrar para Portugal. O brasileiro parte com a intenção de melhorar de vida, conseguir juntar um bom dinheiro e retornar à terra natal. Contudo, as vivências de Serginho em Lisboa revelam a realidade decadente do país luso que, associada a outros fatores, o impede de alcançar a melhora desejada. Ademais, durante a narrativa, são apresentadas personagens portuguesas, que, apegadas a um passado de conquistas, demonstram dificuldades em lidar com a realidade em que vivem. Diante disso, o objetivo deste trabalho é verificar em que medida algumas personagens portuguesas de Estive em Lisboa e lembrei de você são caracterizadas por um déficit de realidade e como, frequentemente, na narrativa, a Portugal é endereçado o rótulo de país decadente. Além disso, analisamos a produtividade do diálogo com Fernando Pessoa para a feição decadente do protagonista. Para tanto, foram lidos e analisados os seguintes textos literários: Estive em Lisboa e lembrei de você e o poema “Tabacaria”, de Fernando Pessoa-Álvaro de Campos. A fim de investigar a representação de Portugal como um país decadente ou periférico, buscamos suporte teórico em Boaventura de Sousa Santos (2003) – que, no texto “Entre Próspero e Caliban”, afirma que desde o século XVII Portugal ocupa uma posição semiperiférica –, Margarida Calafate Ribeiro (2003) e Eduardo Lourenço (2012). Foram indispensáveis, na elaboração da análise, as formulações teóricas de Laurent Jenny sobre a intertextualidade. Dentre as personagens analisadas, destaca-se o Poeta falsificador, que, apegado às imagens gloriosas do passado, utiliza-se dele para negligenciar a realidade decadente que o rodeia, visto que ganha a vida falseando a assinatura de grandes escritores. Além disso, Lopo Garcia, outra personagem poeta, evidencia um trauma português: o fato de não suportarem serem ignorados ou esquecidos, e, por recusarem o nada, recorrem ao passado e a sua vida imaginária. Os resultados apontam para a conjugação de feições decadentes na novela: a das personagens portuguesas – que sugere a posição semiperiférica de Portugal – e a feição decadente do protagonista, o brasileiro, que, desempregado, vai morar na periferia de Lisboa e aceita trabalhar como ajudante de pedreiro. Assim, consciente do fracasso, o protagonista, ao final da novela, dialogando com o poema de Pessoa-Campos, entra em uma tabacaria a fim de comprar cigarro, único alívio para aquele que está cônscio de que falhou em tudo. |
Abstract: | In 2009, writer Luiz Ruffato published the novel "Estive em Lisboa e lembrei de você", whose protagonist, Serginho, from Minas Gerais, decides to migrate to Portugal after repeated failures. The Brazilian leaves with the intention of improving his life, saving some money and returning to his homeland. However, Serginho's experiences in Lisbon reveal the decadent reality of the Portuguese country which, combined with other factors, prevents him from achieving the desired improvement. In addition, during the narrative, Portuguese characters are presented who, attached to a past of conquests, show difficulties in dealing with the reality in which they live. In view of this, the aim of this work is to verify the extent to which some of the Portuguese characters in Estive em Lisboa e lembrei de você are characterized by a reality deficit and how, frequently in the narrative, Portugal is addressed with the label of a decadent country. We also analyzed the productivity of the dialogue with Fernando Pessoa for the decadent nature of the protagonist. To this end, the following literary texts were read and analyzed: Estive em Lisboa e lembrei de você and the poem "Tabacaria", by Fernando Pessoa-Álvaro de Campos. In order to investigate the representation of Portugal as a decadent or peripheral country, we sought theoretical support from Boaventura de Sousa Santos (2003) - who, in the text "Entre Próspero e Caliban", states that since the 17th century Portugal has occupied a semi-peripheral position - Margarida Calafate Ribeiro (2003) and Eduardo Lourenço (2012). Laurent Jenny's theoretical formulations on intertextuality were indispensable in the analysis. Among the characters analyzed, the Poet forger stands out, who, attached to the lorious images of the past, uses them to neglect the decadent reality that surrounds him, since he makes a living by forging the signatures of great writers. In addition, Lopo Garcia, another poet character, highlights a Portuguese trauma: the fact that they can't bear to be ignored or forgotten and, because they refuse nothingness, they turn to the past and their imaginary life. The results point to the combination of decadent features in the novel: that of the Portuguese characters - which suggests Portugal's semi-peripheral position - and the decadent feature of the protagonist, the Brazilian, who, unemployed, goes to live on the outskirts of Lisbon and accepts work as a bricklayer's helper. Thus, aware of his failure, the protagonist, at the end of the novel, dialoguing with Pessoa-Campos' poem, goes into a tobacconist's shop to buy a cigarette, the only relief for someone who is aware that he has failed at everything. |
Palavras-chave: | Luiz Ruffato Semiperiferia Déficit de realidade Intertextualidade Fernando Pessoa. |
País: | null |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6749 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Letras - Licenciatura (CPAN) |
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