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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6748
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Identidade e Resistência na Lírica de José Craveirinha |
Autor(es): | LUKA VINICIUS BARROS MONTEIRO |
Primeiro orientador: | CARINA MARQUES DUARTE |
Resumo: | O trabalho norteia-se na literatura moçambicana, sobretudo, na lírica de José Craveirinha (1922 - 2003) nascido em Lourenço Marques, atual Maputo, considerado como o maior poeta moçambicano. Foram analisados 12 poemas de José Craveirinha a fim de verificar em que medida a lírica do grande poeta aponta para a identidade de Moçambique nos anos 1950 a 1960, período em que o país vivia sob o regime colonial português e lutava por independência. Para tais análises, foram utilizadas as formulações de Frantz Fanon, Stuart Hall, Theodor W. Adorno, Paulo Visentini, Laurent Jenny, Manuel Ferreira, Oliveira Marques, Eduardo Mondlane e Rita Chaves. Assim, através das análises, foi possível o entendimento do cenário colonial de Moçambique e da tomada de consciência do colonizado acerca de sua subjugação e exploração, o que culminou na resistência e, posteriormente, na guerra colonial portuguesa. Craveirinha foi capaz de restituir o orgulho de ser africano em sua lírica, trazendo a cultura, crença, dança, línguas nativas de Moçambique que eram sufocadas pelos valores do colonizador. Além disso, o grande poeta deu voz aos moçambicanos que eram oprimidos pela Metrópole, expondo as barbaridades coloniais que os acometia. |
Abstract: | The work is guided by Mozambican literature, especially the lyrics of José Craveirinha (1922 - 2003), born in Lourenço Marques, now Maputo, considered the greatest Mozambican poet. 12 poems by José Craveirinha were analyzed in order to verify to what extent the great poet's lyrics point to the identity of Mozambique in the years 1950 to 1960, a period in which the country lived under the Portuguese colonial regime and fought for independence. For such analyses, the formulations of Frantz Fanon, Stuart Hall, Theodor W. Adorno, Paulo Visentini, Laurent Jenny, Manuel Ferreira, Oliveira Marques, Eduardo Mondlane and Rita Chaves were used. Thus, through the analyses, it was possible to understand the colonial scenario in Mozambique and the colonized's awareness of their subjugation and exploitation, which culminated in resistance and, later, in the Portuguese colonial war. Craveirinha was able to restore the pride of being African in his lyrics, bringing the culture, beliefs, dance, and native languages of Mozambique that were suffocated by the values of the colonizer. Furthermore, the great poet gave voice to Mozambicans who were oppressed by the Metropolis, exposing the colonial barbarities that affected them. |
Palavras-chave: | José Craveirinha Literatura Moçambicana Guerra Colonial Identidade Resistência. |
País: | null |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6748 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Letras - Licenciatura (CPAN) |
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