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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6732
Tipo: | Dissertação |
Título: | CORPO ENCANTADO: a (in)corporação de caboclas e caboclos no Templo de Umbanda Pai Oxalá |
Autor(es): | Thaís Monique Batista Constantino |
Primeiro orientador: | Miguel Rodrigues de Sousa Neto |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema de reflexão os corpos de terreiro, especificamente a (in)corporação de caboclas e caboclos em terreiros de Umbanda. A escrevivência de Conceição Evaristo é utilizada enquanto ferramenta metodológica, uma vez que as reflexões apresentadas evocam meu corpo-memória e se cruzam/somam às bibliografias, construindo, questionando, criando e compreendendo conceitos e construções histórico-sociais ligados à religião Umbanda, à (in)corporação, seus elementos e seus sujeitos. Os temas abordados perpassam o terreiro, tanto em suas dimensões físicas e simbólicas, e exploram a relevância do corpo nas religiões afro-brasileiras, especialmente no contexto da (in)corporação. Adicionalmente, a pesquisa discute a importância e a identidade das caboclas e caboclos em terreiros de Umbanda. A pesquisa adota uma perspectiva decolonial, visando devolver/reconstituir ao corpo, e a religião como um todo, historicamente subalternizados suas próprias noções de significação. Utilizo a revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa, observação participante nas giras de caboclas e caboclos no Templo de Umbanda Pai Oxalá, localizado em Campo Grande – MS, e entrevistas com médiuns de (in)corporação e algumas entidades caboclos a partir de questionário pré-estruturado. Os principais autores e conceitos utilizados são Graziela Rodrigues com corpo mastro, experivivência e coabitação; Luiz Rufino e Luiz Antonio Simas que discutem o carrego colonial, supravivência, caboclos e encantamento. Diante da constatação de que a colonialidade se fundamentou na descredibilização de diversas formas de ser, saber e fazer, bem como na dominação, perseguição e na morte, tanto física quanto simbólica, este estudo revela que a (in)corporação representa uma subversão desse projeto de desencanto. A (in)corporação possibilita o contato com diversas memórias de existência e energias vitais, sendo o corpo o local onde o axé está presente, permitindo assim a ruptura com a disciplinação dos corpos e dos cultos, desafiando a lógica imposta. |
Abstract: | This dissertation focuses on terreiro bodies, specifically the (in)corporation of caboclas and caboclos in Umbanda terreiros. Conceição Evaristo's writing is used as a methodological tool, since the reflections presented evoke my body-memory and intersect/add to the bibliographies, building, questioning, creating and understanding concepts and historical-social constructions linked to the Umbanda religion, the (incorporation, its elements and its subjects). The themes covered permeate the terreiro, both in its physical and symbolic dimensions, and explore the relevance of the body in Afro-Brazilian religions, especially in the context of (in)corporation. Additionally, the research discusses the importance and identity of caboclas and caboclos in Umbanda terreiros. The research adopts a decolonial perspective, aiming to return/reconstitute the body, and religion as a whole, which have historically subalternized their own notions of meaning. I use a bibliographic review as a research methodology, participant observation in the caboclas and caboclos tours at the Templo de Umbanda Pai Oxalá, located in Campo Grande – MS, and interviews with (in)corporation mediums and some caboclo entities based on a pre- structured. The main authors and concepts used are Graziela Rodrigues with a strong body, experience and cohabitation; Luiz Rufino and Luiz Antonio Simas who discuss colonial occupation, survival, caboclos and enchantment. Given the observation that coloniality was based on the discrediting of different ways of being, knowing and doing, as well as domination, persecution and death, both physical and symbolic, this study reveals that (in)corporation represents a subversion of this project of disenchantment. (in)corporation enables contact with different memories of existence and vital energies, with the body being the place where axé is present, thus allowing a break with the discipline of bodies and cults, defying the imposed logic. |
Palavras-chave: | Umbanda, Cabocla e Caboclo, Corpo, Incorporação, Estudos Culturais. |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6732 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais |
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