Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/669
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Alessandra Christiani Cardoso dos-
dc.date.accessioned2011-10-28T13:01:03Z-
dc.date.available2021-09-30T19:55:21Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/669-
dc.description.abstractEsta dissertação visa descrever o fenômeno da interação entre os sujeitos e os recursos didáticos: objetos, desenho e representações dinâmicas, e suas utilizações para representações da geometria espacial em nível das séries iniciais do Ensino Fundamental. Sua principal finalidade é contribuir com uma reflexão pedagógica da utilização didática desses recursos e suas possíveis articulações. Optamos por uma abordagem fenomenológica, a partir da qual descrevemos a interação dos sujeitos com recursos didáticos e refletimos como se utilizam deles para representarem figuras espaciais. Essa atividade reflexiva só foi possível a partir da realização de uma seqüência didática de seis sessões e dos discursos dos alunos. A partir das convergências fenomenológicas, consideramos que há alguns graus de interação entre sujeito e os recursos didáticos para as representações da geometria espacial, especialmente porque os sujeitos percebem de formas diferentes. Essa constatação está associada à multiplicidade, termo entendido tal como na fenomenologia. Observamos que os recursos didáticos utilizados oferecem níveis variados de percepção e ação dos sujeitos sobre o objeto do conhecimento, promovendo ambientes potencializadores de aprendizagem, onde a dialética entre o conhecimento empírico e o abstrato pode transformar as representações dos sujeitos em elaborações de conceitos em níveis cada vez mais avançados.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation seeks to describe the phenomenon of the interaction between the subjects and the didactic resources: objects, drawing and dynamic representations, and its uses for representations of the space geometry in level of the initial series of the Fundamental Teaching. Its main purpose is to contribute for a pedagogic reflection of the didactic use of those resources and its possible articulations. We opted for an phenomenological abordage, starting from which we described the interaction of the subject with didactic resources and we contemplated as they are used of them for they represent space illustrations. That reflexive activity was only possible starting from the accomplishment of a didactic sequence of six sessions and of the students' speeches. Starting from the convergences fenomenológicas, we considered that there are some interaction degrees between subject and the didactic resources for the representations of the space geometry, especially because the subjects notice in different ways. That verification is associated to the understanding of the term multiplicity, just as in the fenomenologia. We observed that the used didactic resources offer varied levels of perception and action of the subjects on the object of the knowledge, promoting ambient learning potencializadores, where the dialética between the empiric knowledge and the abstract can transform the representations of the subjects in elaborations of concepts in levels more and more advanced.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeometria Analíticapt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectConfigurações Geométricaspt_BR
dc.titleRecursos didáticos e representações da geometria espacial da 4ª série do Ensino fundamental de uma escola em Campo Grande, MSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pais, Luiz Carlos-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alessandra Christiani Cardoso dos Santos.pdf2,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.