Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6672
Tipo: | Dissertação |
Título: | Locomotomic: aplicativo de anatomia humana para o ensino através da realidade virtual |
Autor(es): | Kauane Lysien Costa Ferreira |
Primeiro orientador: | Andrea Teresa Riccio Barbosa |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta o trabalho de desenvolvimento de um aplicativo de Realidade Virtual (RV) voltado à educação em anatomia humana chamado Locomotomic. Entende-se que a necessidade de inovar no campo da educação é uma questão urgente. Nesse sentido, o desenvolvimento de tecnologias que proporcionem novos meios de aprendizado se torna cada vez mais relevante, especialmente em situações em que o ensino prático presencial se mostra inviável. A solução proposta consiste na criação de um laboratório virtual de anatomia humana de baixo custo, que permita simular a experiência de aulas práticas. Para alcançar esse objetivo, foram conduzidas pesquisas para identificar as características desejáveis em um laboratório virtual de anatomia na área da saúde. Além disso, utilizou-se uma abordagem descritiva para estabelecer o conteúdo adequado a ser abordado no laboratório virtual, focado no aparelho locomotor humano. A implementação do laboratório virtual foi realizada com base na linguagem de programação JavaScript e na plataforma Kodular. Os resultados demonstram que a implantação de um laboratório de RV não imersivo para o ensino de anatomia pode gerar economias significativas em infraestrutura em universidades públicas. Além disso, o aplicativo desenvolvido contribuirá para democratizar o acesso à informação, tornando o trabalho mais acessível a um maior número de usuários. Adicionalmente, haverá benefícios na redução dos custos associados à aquisição de cadáveres para laboratórios e à manutenção de instalações físicas em instituições públicas de ensino. No âmbito social, essa pesquisa proporcionará um impacto positivo, democratizando o acesso ao conhecimento e facilitando o trabalho de estudantes da área da saúde. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de explorar as vantagens e potencialidades da RV no ensino, enriquecendo significativamente o processo de aprendizado. Dessa forma, o trabalho contribuirá para avanços no campo de informática aplicados à educação, oferecendo uma alternativa eficiente e acessível para o ensino de anatomia humana. |
Abstract: | This research presents the development of a Virtual Reality (VR) application focused on education in human anatomy called Locomotomic. Indeed, it is understood that the need for innovation in the field of education is an urgent matter. In this sense, the development of technologies that provide new means of learning becomes increasingly relevant, especially in situations where in-person practical teaching is impractical. The proposed solution consists of creating a low-cost virtual human anatomy laboratory that allows simulating the experience of practical classes. To achieve this goal, research was conducted to identify desirable characteristics in a virtual anatomy laboratory in the healthcare field. Additionally, a descriptive approach was used to establish the appropriate content to be addressed in the virtual laboratory, focused on the human locomotor system. The implementation of the virtual laboratory was carried out based on the JavaScript programming language and the Kodular platform. The results demonstrate that the implementation of a VR laboratory for anatomy education can generate significant savings in infrastructure costs in public universities. Furthermore, the developed application will contribute to democratizing access to information, making practical work more accessible to a greater number of users. Additionally, there will be benefits in reducing the costs associated with acquiring cadavers for practical laboratories and maintaining physical facilities in public educational institutions. In the scientific realm, this research will have a positive impact by democratizing access to knowledge and facilitating practical work for students in the healthcare field. Moreover, students will have the opportunity to explore the advantages and potential of VR in education, significantly enriching the practical learning process. Therefore, this work will contribute to advances in the field of Information Systems (IS) applied to education, offering an efficient and affordable alternative for human anatomy education. |
Palavras-chave: | Locomotomic: um aplicativo de anatomia humana |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6672 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
artigo_KauaneLCostaFerreira.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.