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dc.creatorSilva, Adonias Guedes da-
dc.date.accessioned2011-10-28T12:21:36Z-
dc.date.available2021-09-30T19:56:06Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/665-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar a Associação de Pais e Mestres (APM) e a Gestão da Escola Pública no Estado de Mato Grosso do Sul - o caso de Campo Grande, no periodo de 1995 a 2000. O desconhecimento dos Trabalhadores em Educação da Escola Pública, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das mudanças ocorridas no setor educacional, em função da Reforma do Estado, a partir dos anos de 1990, e a falta de envolvimento dos mesmos nos movimentos decorrentes dessas mudanças motivaram a escolha deste objeto de estudo. Para a consecução desta pesquisa recorreu-se a fontes bibliográficas, fontes documentais e entrevistas. O propósito era verificar a função desempenhada pela APM e como suas relações com a direção escolar e demais instancias foram se estabelecendo dentro da escola, a partir da implementação da referida Reforma. Outra questão verificada no período foi a insistencia, por parte do Estado, da necessidade da presença dos pais dentro da escola. Observou-se nas relações estabelecidas no período que o interesse do Estado prevaleceu sobre os reais interesses dos alunos e da comunidade, ou seja, de adquirirem conhecimentos realmente autonomos e criticos. Nos anos de 1990, o Estado, ao redirecionar suas áreas de atuação, por meio da Reforma, supracitada, lançou mão da APM como um mecanismo juridico que assegurasse estrategicamente seus interesses.pt_BR
dc.description.abstractThis has for its objective an analysis of the Parent-Teacher Association (PTA) and Public School Management in the Brazilian state of Mato Grosso do Sul - the case of Campo Grande, during the period 1995 to 2000. The ignorance among Public School Education Workers in Fundamental and Intermediate Schooling, the changes occurred in the educational sector as a function of the Reform of the State from the 1990s, their lack of involvement in the movements decurrent from the se changes motivated the choice of this object of study. This research was based on bibliographical and documental resources, and on interviews. The purpose was to verify the function played by the PTA and how its relations with the school management and other instances were established in the school after the referred Reform. Another question verified during the period was the insistence of the State on the necessity of the parents' presence in the school. It was observed that in the relations established during this period, that the interests of the State prevailed over the real interests of the students and the community related to the acquisition of really autonomous and critical knowledge. In the 1990s, the State by means of the stated Reform redirected its areas of action, turning the PTA into a juridical instrument fro strategically assuring its actions.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssociação de Pais e Mestrespt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectOrganização Escolarpt_BR
dc.titleA Associação de Pais e Mestres (APM) e a gestão da escola pública no estado de Mato Grosso do Sul: o caso de Campo Grande (1995-2000)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tauro, David Victor-Emmanuel-
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Campo Grande)

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