Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6634
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de uma representação interdisciplinar sobre o emprego do celular na sociedade moderna
Autor(es): VINICIUS TEIXEIRA DA SILVA
Primeiro orientador: NADIA CRISTINA GUIMARAES ERROBIDART
Resumo: O trabalho discute a prática da interdisciplinaridade a partir de resultados indicados na literatura da área de ensino, que sinalizam a dificuldade da integração de conhecimentos disciplinares no decorrer da ação pedagógica em sala de aula. Considerando a ausência de proposta metodológica e de material didático adequado a realidade da educação básica, especialmente para a prática integrativa entre as disciplinas de Física, Biologia e Química, a pesquisa de trabalho de conclusão de curso buscou suprir essa lacuna. Na investigação usamos como referencial a metodologia para construção de representações interdisciplinares a partir de uma discussão racional, como sugerida por Gerard Fourez. Selecionamos como situação problema o funcionamento do aparelho e seu processo de obsolescência, realizando uma proposição para implementar as demais etapas da metodologia: negociar e problematizar o processo; fazer emergir o clichê; estabelecer um panorama espontâneo sobre o que já se sabe; seleção e abertura das caixas pretas, contendo os conhecimentos que serão mobilizados e, por fim a construção de uma síntese parcial com posterior validação e formatação da representação complexa (síntese final).
Abstract: The work discusses the practice of interdisciplinarity based on results indicated in the teaching literature, which indicate the difficulty of integrating disciplinary knowledge during the pedagogical action in the classroom. Considering the absence of a methodological proposal and didactic material adequate to the reality of basic education, especially for the integrative practice between the disciplines of Physics, Biology and Chemistry, the research of course conclusion work sought to fill this gap. In the investigation we used as a reference the methodology for building interdisciplinary representations from a rational discussion, as suggested by Gerard Fourez. We selected the operation of the device and its obsolescence process as a problem situation, making a proposal to implement the other stages of the methodology: negotiating and problematizing the process; make the cliché emerge; establish a spontaneous overview of what is already known; selection and opening of the black boxes, containing the knowledge that will be mobilized and, finally, the construction of a partial synthesis with subsequent validation and formatting of the complex representation (final synthesis).
Palavras-chave: Pratica interdisciplinar
ilhas de racionalidade
ensino de ciências
formas de comunicação
aparelho celular
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6634
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Física - Licenciatura (INFI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
3540.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.