Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVINICIUS TEIXEIRA DA SILVA-
dc.date.accessioned2023-10-16T13:49:27Z-
dc.date.available2023-10-16T13:49:27Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6634-
dc.description.abstractThe work discusses the practice of interdisciplinarity based on results indicated in the teaching literature, which indicate the difficulty of integrating disciplinary knowledge during the pedagogical action in the classroom. Considering the absence of a methodological proposal and didactic material adequate to the reality of basic education, especially for the integrative practice between the disciplines of Physics, Biology and Chemistry, the research of course conclusion work sought to fill this gap. In the investigation we used as a reference the methodology for building interdisciplinary representations from a rational discussion, as suggested by Gerard Fourez. We selected the operation of the device and its obsolescence process as a problem situation, making a proposal to implement the other stages of the methodology: negotiating and problematizing the process; make the cliché emerge; establish a spontaneous overview of what is already known; selection and opening of the black boxes, containing the knowledge that will be mobilized and, finally, the construction of a partial synthesis with subsequent validation and formatting of the complex representation (final synthesis).-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPratica interdisciplinar-
dc.subjectilhas de racionalidade-
dc.subjectensino de ciências-
dc.subjectformas de comunicação-
dc.subjectaparelho celular-
dc.subject.classificationCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.titleProposta de uma representação interdisciplinar sobre o emprego do celular na sociedade modernapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1NADIA CRISTINA GUIMARAES ERROBIDART-
dc.description.resumoO trabalho discute a prática da interdisciplinaridade a partir de resultados indicados na literatura da área de ensino, que sinalizam a dificuldade da integração de conhecimentos disciplinares no decorrer da ação pedagógica em sala de aula. Considerando a ausência de proposta metodológica e de material didático adequado a realidade da educação básica, especialmente para a prática integrativa entre as disciplinas de Física, Biologia e Química, a pesquisa de trabalho de conclusão de curso buscou suprir essa lacuna. Na investigação usamos como referencial a metodologia para construção de representações interdisciplinares a partir de uma discussão racional, como sugerida por Gerard Fourez. Selecionamos como situação problema o funcionamento do aparelho e seu processo de obsolescência, realizando uma proposição para implementar as demais etapas da metodologia: negociar e problematizar o processo; fazer emergir o clichê; estabelecer um panorama espontâneo sobre o que já se sabe; seleção e abertura das caixas pretas, contendo os conhecimentos que serão mobilizados e, por fim a construção de uma síntese parcial com posterior validação e formatação da representação complexa (síntese final).pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Física - Licenciatura (INFI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
3540.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.