Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHanderson Molin Brun-
dc.date.accessioned2023-10-09T15:20:48Z-
dc.date.available2023-10-09T15:20:48Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6614-
dc.description.abstractConsumers are increasingly concerned about their diet, especially regarding nutritional aspects and environmental impacts. As a result, demand has been growing for products made from vegetables, the so-called plant-based, often analogous to meat (beef, pork, fish, and chicken). These products were recently introduced to the market, and little is known about consumer preferences. This research aims to identify the impact of attributes [brand, type of protein, price, cholesterol level, and environmental impact] on consumer choices for plant-based burgers. To this end, an experiment was carried out applying the choice-based conjoint analysis method, in which a shopping environment is simulated so the consumer decides on a product among several alternatives. Research participants were instructed to choose between different burger options that differed in relation to the mentioned attributes. The results demonstrate that the characteristics of the burger influence consumers' choices in relation to the proposed attributes. Specifically, it was found that cholesterol level is the most important attribute for consumers, followed by the type of protein, environmental impact, brand, and price. Furthermore, when the attribute conveys information with a "positive" characteristic such as low cholesterol and/or low environmental impact, there is an increase in the choice for the plant-based burger in relation to the traditional burger. However, when "negative," the opposite happens. From a managerial point of view, it is suggested that the food industry promotes attributes related to health and sustainability in its products. For the public sector, it is advisable to implement public policies that encourage the disclosure of cholesterol levels and environmental impact on product packaging in simple language accessible to consumers.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject--
dc.titlePREDITORES DA ESCOLHA DOS CONSUMIDORES POR HAMBÚRGUER PLANT-BASED: UMA APLICAÇÃO DA ANÁLISE CONJUNTA.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Caroline Pauletto Spanhol-
dc.description.resumoOs consumidores estão se preocupando, cada vez mais, com a alimentação, sobretudo no que se refere aos aspectos nutricionais e impactos ambientais. Com isso, vem crescendo a demanda por produtos elaborados a partir de vegetais, os chamados plant-based, muitas vezes análogos à carne (bovina, suína, peixe e frango). Esses produtos foram introduzidos recentemente no mercado e pouco se sabe sobre as preferências dos consumidores. Esta pesquisa tem como objetivo identificar o impacto dos atributos [marca, tipo de proteína, preço, nível de colesterol e impacto ambiental] nas escolhas dos consumidores por hambúrguer plant-based. Para tanto, foi realizado um experimento com aplicação do método de análise conjunta baseada em escolha, em que a simulação de um ambiente de compra é criada para que o consumidor decida por um produto dentre várias alternativas. Os participantes da pesquisa foram orientados a realizar escolhas entre diferentes opções de hambúrgueres que se diferenciavam em relação aos atributos mencionados. Os resultados demonstram que as escolhas dos consumidores por hambúrguer são influenciadas pelas características que o hambúrguer apresenta em relação aos atributos propostos. Especificamente, verificou-se que o nível de colesterol é o atributo mais importante para os consumidores, seguido do tipo de proteína, impacto ambiental, marca e preço. Além disso, quando o atributo transmite uma informação com característica “positiva” como baixo colesterol e/ou baixo impacto ambiental, observa-se um aumento na escolha pelo hambúrguer plant-based em relação ao hambúrguer tradicional. No entanto, quando “negativa”, o oposto acontece. Do ponto de vista gerencial, sugere-se que a indústria de alimentos promova atributos relacionados a saúde e sustentabilidade em seus produtos, tendo em vista que há consumidores preocupados com o impacto que os alimentos causam na saúde, evidenciado na pesquisa pela apresentação dos níveis de colesterol e no baixo impacto ambiental do processo produtivo. Para o setor público sugere-se a implantação de políticas públicas que incentivem a divulgação dos níveis de colesterol e impacto ambiental nas embalagens dos produtos em uma linguagem simples e acessível aos consumidores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese Handerson Molin Brun para arquivamento.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.