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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA, ENQUANTO MORADOR DA FURNA DOS BAIANOS, E PARTICIPANTE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO ANCESTRAL.
Autor(es): ANDERSON LOPES DA SILVA
Primeiro orientador: FATIMA CRISTINA DUARTE FERREIRA CUNHA
Resumo: Ao relatar a minha experiência, enquanto morador da Furna dos Baianos, senti que poderia contribuir, encorajando algumas pessoas a também relatarem as suas experiências e vivências, observei e participei da prática pedagógica na educação quilombola: a utilização do lúdico ancestral. O objetivo dessa pesquisa, além de coletar dados da família, resgatar as nossas memórias, para que os demais membros da família saibam o difícil início na região, foi investigar como foi organizada a prática pedagógica na nossa escola, sem materiais, sem estrutura, mas com foco no lúdico ancestral. Buscamos compreender a história dos quilombos e descrevemos as principais características da educação quilombola. Igualdade e diferença dialogaram na construção cultural local, laços de pertencimento a comunidade desse estudo me possibilitou compreender a diversidade dos meus parentes e a pratica pedagógica utilizada pelas professoras, elas atuaram na educação quilombola, pude observar que a aproximação da cultura da comunidade com os elementos didáticos foi relevante aos estudantes do local.
Abstract: When reporting my experience, as a resident of Furna dos Baianos, I felt that I could contribute, encouraging some people to also report their experiences, I observed and participated in the pedagogical practice in quilombola education: the use of ancestral play. The objective of this research, in addition to collecting family data, rescuing our memories, so that other family members know about the difficult beginnings in the region, was to investigate how pedagogical practice was organized in our school, without materials, without structure, but with a focus on ancestral play. We seek to understand the history of quilombos and describe the main characteristics of quilombola education. Equality and difference dialogued in the local cultural construction, ties of belonging to the community of this study allowed me to understand the diversity of my relatives and the pedagogical practice used by the teachers, they worked in quilombola education, I was able to observe that the approximation of the community's culture with the elements teaching materials was relevant to local students.
Palavras-chave: Quilombo
educação quilombola
prática pedagógica
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6588
Data do documento: 2023
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