Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6574
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO E O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PÓS-PANDEMIA |
Autor(es): | GILMARA PEREIRA DA COSTA |
Primeiro orientador: | CELIA REGINA DE CARVALHO |
Resumo: | O presente trabalho, tem como objetivo geral investigar como ocorreu a implantação do ensino híbrido e a retomada das aulas presenciais no 5º ano do ensino fundamental em escolas públicas e particulares de Itaquiraí – MS. O estudo se baseia na abordagem qualitativa, o tipo de pesquisa foi de caráter descritivo e o instrumento para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, envolvendo uma professora e um professor do 5º ano do Ensino Fundamental que lecionam nestas instituições. O local de realização da pesquisa foi feito em uma instituição da rede pública e outra privada. De acordo com os entrevistados, o Ensino Híbrido não foi utilizado devido ter sido algo recente no momento e os professores estavam em adequação, então o método usado foi o ensino remoto, onde as aulas estavam sendo transmitidas através das plataformas como Google Classroom, de maneira síncronas e para os alunos que não tinham acesso à internet as atividades estavam sendo impressas e entregues para realizá-las, e as dúvidas foram sanadas através do WhatsApp. O resultado desta pesquisa aponta, que o Ensino Híbrido coloca o aluno na posição de protagonista oferecendo a possibilidade de maior autonomia ao estudar, incentiva a colaboração entre os alunos com trocas de informações, otimiza o tempo entre aluno e professor e oportuniza a aprender com várias metodologias diferentes adaptando com a personalização de conteúdo. |
Abstract: | The general objective of this study is to investigate how hybrid teaching and the resumption of face-to-face classes in the 5th grade of elementary school took place in public and private schools in Itaquiraí - MS. The study is based on a qualitative approach, the type of research was descriptive and the instrument for data collection was a semi-structured interview, involving a teacher and a 5th grade teacher who teach in these institutions. The research was carried out in one public and one private school. According to the interviewees, Hybrid Teaching was not used because it was something new at the time and the teachers were adjusting, so the method used was remote teaching, where classes were being transmitted via platforms such as Google Classroom, synchronously and for students who did not have access to the internet the activities were being printed out and delivered to carry them out, and doubts were resolved via WhatsApp. The result of this research shows that Hybrid Teaching puts the student in the position of protagonist, offering the possibility of greater autonomy when studying, encourages collaboration between students with exchanges of information, optimizes the time between student and teacher and provides the opportunity to learn with several different methodologies, adapting with the personalization of content. |
Palavras-chave: | Pandemia Educação Ensino Híbrido |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6574 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPNV) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.