Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarolina Moraes Lino-
dc.date.accessioned2023-09-18T18:27:59Z-
dc.date.available2023-09-18T18:27:59Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6569-
dc.description.abstractThis research is part of studies on the implementation movement of the Integral Education Program in the state schools of Mato Grosso do Sul in the year 2017, specifically School of Authorship. In this sense, Secondary Education underwent new curricular arrangements, including the Life Project discipline, with the centrality of the pedagogical model between the SED and ICE partnership. In this way, we aim to investigate the different ways of producing schools, through narratives of the Life Project teacher, of High School in Full Time - School of Authorship, in the municipality of Campo Grande, of the State Education Network of the State of Mato Grosso do Sul, starting from the following problem: Is it possible for the Life Project teacher, in an environment of such diverse experiences, to invent/create other schools within the same school? The narratives are produced through oral interviews, understanding Oral History as a research methodology, which represents listening to their history, which is crossed by these practices in their school routine. At first glance, it appears that the School of Authorship is understood as a practice based on alliances between public and private institutions that establish a certain way of occupying the school, from the perspective of neoliberal policies that insist on transforming the school into a company. In the interviews, the teachers, when describing their practices during Life Project classes, explain in the power of differences what makes it possible for us to divert flows, conduct ourselves in a different way, sabotage the gear that tries to hide us, thus overcoming centralizing practices in transmission of knowledge, producing deviations, making it possible to invent/create other schools within the same school. Keywords: Oral History. School of Authorship. Comprehensive Education. Life Project.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Integral-
dc.subjectProjeto de Vida-
dc.subjectNarrativas de professores-
dc.subjectEnsino Médio.-
dc.titleA ESCOLA QUE DE TANTO SER VISTA, NINGUÉM VÊ: a partir das narrativas dos professores de Projeto de Vidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carla Regina Mariano da Silva-
dc.description.resumoEsta pesquisa insere-se nos estudos sobre o movimento de implantação do Programa de Educação Integral nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul no ano de 2017, especificamente, Escolas da Autoria. Neste sentido, o Ensino Médio passou por novos arranjos curriculares, inserindo a disciplina Projeto de Vida, sendo a centralidade do modelo pedagógico entre a parceria Secretaria de Educação (SED) e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Dessa forma, temos como objetivo investigar os diferentes modos de produzir-se escolas, por meio de narrativas do professor de Projeto de Vida das escolas do Ensino Médio em Tempo Integral – Escola da Autoria no município de Campo Grande, da Rede Estadual de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, partindo da seguinte problemática: É possível o professor de Projeto de Vida, em ambiente de experiências tão diversas, inventar/criar outras escolas dentro da escola mesma? As narrativas são produzidas por meio de entrevistas orais, entendendo a História Oral como metodologia de pesquisa, o que representa ouvir sua história, que é atravessada por essas práticas no seu cotidiano escolar. Em um primeiro olhar, verificamos que a Escola da Autoria é entendida como uma prática a partir de alianças entre instituições públicas e privadas que estabelecem um certo modo de ocupar a escola, na perspectiva das políticas neoliberais que insistem em transformar a escola em uma empresa. Nas entrevistas, os professores, ao descreverem suas práticas durante as aulas de Projeto de Vida, explicitam, na potência das diferenças, o que nos possibilita desviar os fluxos, conduzirmos de modo outro, sabotar a engrenagem que tenta nos ocultar, superando, assim, práticas centralizadoras na transmissão do conhecimento, produzindo os desvios, oportunizando inventar/criar outras escolas dentro da escola mesma. Palavras-chave: História Oral. Escola da Autoria. Educação Integral. Projeto de Vida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação_carolinamoraeslino_2023.pdf3,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.