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dc.creatorCamila Guilherme de Moura Eduardo-
dc.date.accessioned2023-09-06T19:37:08Z-
dc.date.available2023-09-06T19:37:08Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6529-
dc.description.abstractThe present work starts from the recognition that the current model of student assistance policy is a neoliberal State policy, elucidating the characteristics of the implementation of this policy from the contradictory exercise of democratizing public access to the university within the scope of a neoliberal political economic agenda. In this way, it seeks to analyze the characterization of Brazilian educational policies, in the context of the neoliberal political-economic agenda, aimed at access and permanence of students from classes that live from work to higher education in Brazil. For this, the research is based on a critical perspective, which gives power to the reading of the object in a way that is positioned in the concrete, real, material, social and historical context in which it takes place, receiving the help of the Document Analysis technique. It receives the theoretical contributions of authors such as Antunes, Kosik, Harvey, Giareta, Brettas, Kowalski, Dardot and Laval, Sguissardi, among others, who offered their theoretical contributions for the unveiling of all the complex contours of the researched theme. Thus, it is convenient to indicate that the PNAES appears as a program produced within the scope of the Brazilian neoliberal state, consequently, deeply marked by the disciplining required of public policies in the context of this political-economic agenda, which for socially subaltern groups, presents itself under the spectrum of profound contradictions. Keywords: Neoliberal state. Educational policies. PNAES.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstado Neoliberal. Políticas Educacionais. PNAES.-
dc.titleO PNAES NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS: ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PARA AS CLASSES QUE DEPENDEM DO TRABALHO PARA VIVERpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo Fioravante Giareta-
dc.description.resumoO presente trabalho parte do reconhecimento de que o atual modelo de política de assistência estudantil é uma política do Estado neoliberal, elucidando as características da implementação desta política a partir do exercício contraditório de democratizar o acesso público à universidade no âmbito de uma agenda político econômica neoliberal. Desta forma, busca analisar a caracterização das políticas educacionais brasileiras, no contexto da agenda político-econômica neoliberal, voltadas ao acesso e permanência dos alunos oriundos das classes que vivem do trabalho ao ensino superior no Brasil. Para tal, a pesquisa se aporta na perspectiva crítica, que confere potência à leitura do objeto de forma posicionada ao contexto concreto, real, material, social e histórico em que se dá, recebendo o auxílio da técnica de Análise Documental. Recebe as contribuições teóricas de autores como Antunes, Kosik, Harvey, Giareta, Brettas, Kowalski, Dardot e Laval, Sguissardi, entre outros, que ofereceram suas contribuições teóricas para o desvelamento de todos os contornos complexos da temática pesquisada. Assim, convém indicar que o PNAES figura como um Programa produzido no âmbito do estado neoliberal brasileiro, consequentemente, profundamente marcado pelos disciplinamentos exigidos às políticas públicas no contexto desta agenda político-econômica, que para os grupos socialmente subalternos se apresenta sob o espectro de profundas contradições. Palavras-chave: Estado neoliberal. Políticas educacionais. PNAES.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

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