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Campo DCValorIdioma
dc.creatorISABELLE GIACIAN CILIÃO BEZERRA-
dc.creatorVINICIUS MATEUS DA COSTA-
dc.date.accessioned2023-08-30T19:47:58Z-
dc.date.available2023-08-30T19:47:58Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6514-
dc.description.abstractConsidering the importance of reflecting on the current mechanisms for evaluation of higher education in Brazil, due to its direct impact on the advancement of the quality of education, this research aimed to verify whether there is a correlation between the performance in the 2018 ENADE exam and the approval rate in the Sufficiency Examination in the 2018.2 edition. A descriptive methodology was used that involved the collection of documentary data and the application of quantitative methods. In order to achieve the research objective, public data released by INEP on the performance of higher education institutions in ENADE were obtained, searched through the e-MEC portal, and approval data by IES in the Sufficiency Exam of the CFC, obtained through the website of the Federal Accounting Council (CFC). The data were analyzed using RStudio software, using the linear correlation model, with variables X being the ENADE score and Y the approval rate on the CFC Sufficiency Exam. The main results found indicate a correlation of 0.248, equivalent to 24.8%, between performance on the ENADE exam and the Sufficiency Exam. This correlation can be considered weak, which is also the case if we consider the regional correlations, which varied between 0.120 and 0.293. The average passing rate on the Placement Exam, considering all the institutions that returned data on this variable, was 43.61%. This is a significant average, especially when compared with the average performance on the ENADE assessment of the same institutions, which was 2. Thus, this study contributes to understanding that the performance on ENADE cannot be used as a reliable indicator to predict the approval of students on the Sufficiency Exam.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho discente-
dc.subjectAvaliação de desempenho-
dc.subjectÍndice de aprovação.-
dc.subject.classificationCiências Sociaispt_BR
dc.titleAVALIAÇÕES EXTERNAS: QUAL A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO NO ENADE E EXAME DE SUFICIÊNCIA?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1ELISABETH DE OLIVEIRA VENDRAMIN-
dc.description.resumoConsiderando a importância de refletir sobre os atuais mecanismos de avaliação da educação superior no Brasil, devido ao seu impacto direto no avanço da qualidade do ensino, esta pesquisa teve como objetivo verificar se existe correlação entre o desempenho na prova do ENADE de 2018 e o índice de aprovação no Exame de Suficiência na edição 2018.2. Foi utilizada uma metodologia descritiva que envolveu a coleta de dados documentais e a aplicação de métodos quantitativos. Com o intuito de alcançar o objetivo da pesquisa, foram obtidos dados públicos divulgados pelo INEP sobre o desempenho das instituições de ensino superior no ENADE, buscados por meio do portal e-MEC, e dados de aprovação por IES no Exame de Suficiência do CFC, obtidos por meio do site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os dados foram analisados através do software RStudio, utilizando o modelo de correlação linear, tendo como variáveis X a nota do ENADE e Y o Índice de aprovação no Exame de Suficiência do CFC. Os principais resultados encontrados indicam uma correlação de 0,248, o que equivale a 24,8%, entre o desempenho na prova do ENADE e o Exame de Suficiência. Essa correlação pode ser considerada fraca, o que se repete também se forem consideradas as correlações regionais, que variaram entre 0,120 e 0,293. A média de aprovação no Exame de Suficiência, considerando todas as instituições que retornaram dados sobre essa variável, foi de 43,61%. É uma média significativa, sobretudo se comparada com a média de desempenho na avaliação no ENADE das mesmas instituições, que foi de 2. Dessa forma, o presente trabalho oferece um novo olhar sobre a relação entre tais variáveis ao divergir de estudos anteriores que indicavam uma maior correlação entre o desempenho no ENADE e o exame de suficiência.pt_BR
dc.publisher.countrynullpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
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