Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6512
Tipo: | Dissertação |
Título: | HíbriDoC: Método para a Classificação de Atividades de Computação Desplugada para uso no Ensino Híbrido |
Autor(es): | QUESIA DE ARAUJO SANTOS |
Primeiro orientador: | Anderson Correa de Lima |
Resumo: | A Computação Desplugada é uma técnica que consiste em ensinar conceitos e problemas de Ciência da Computação, por meio de uma coleção de atividades presenciais, sem o uso do computador (convencionalmente chamadas de desplugadas). Tais atividades têm despertado o interesse de professores e pesquisadores, e tem sido empregada em diversos países ao redor do mundo, podendo ser utilizada do ensino básico ao superior. Entretanto, assim como em outras áreas, o recente cenário de pandemia de Covid-19 afetou o envolvimento nas atividades de aprendizagem devido às mudanças nas formas de contato entre estudantes e docentes, e, também, pela opção pelo ensino remoto nas atividades de ensino. Este novo contexto trouxe consigo desafios para a utilização da Computação Desplugada, como por exemplo, sua utilização no ensino remoto ou híbrido. Para enfrentar esse desafio, este trabalho propõe um método para classificar atividades de Computação Desplugada, a fim de permitir que se possa identificar quais atividades são mais adequadas para o ensino remoto e híbrido. Os resultados de nossos estudos demonstram que o instrumento é adequado para a classificação das atividades. O estudo contribui especialmente para a área de Ensino de Computação, fornecendo um instrumento capaz de ser usado para classificar atividades de Computação Desplugada para serem usadas no ensino remoto ou híbrido. |
Abstract: | Computer Science Unplugged is a technique that consists of teaching computer science concepts and problems through a collection of face-to-face activities without the use of a computer (commonly referred to as "unplugged" activities). These activities have attracted the interest of teachers and researchers and have been used in various countries around the world, from primary to higher education. However, as in other fields, the recent Covid-19 pandemic has affected engagement in learning activities, due to changes in student-teacher interaction and the adoption of remote teaching methods. This new context has created challenges for the use of Computer Science Unplugged, including its integration into remote teaching and Blended Learning. Addressing this challenge, this work proposes a method for classifying Unplugged Computing Activities, with the aim of identifying which activities are most suitable for remote and Blended Learning. The results of our studies show that the tool is suitable for classifying activities. In particular, the study contributes to the field of computer science education by providing a tool capable of classifying Unplugged Computing Activities for use in Blended Learning. |
Palavras-chave: | Computação Desplugada, Ensino Híbrido, Ensino Remoto, Atividades, Classificador |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6512 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
dissertação_mestrado.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.