Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJuscelaine Martins de Freitas-
dc.date.accessioned2023-08-21T14:04:13Z-
dc.date.available2023-08-21T14:04:13Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6482-
dc.description.abstractABSTRACT Continuing education needs to be seen as a permanent process in teaching practice, as a way of being constantly updated, seeking to improve knowledge in order to reflect its classroom practice, rethinking and even learning different forms of teaching, particularly mathematics . Therefore, it is necessary to investigate the teaching of mathematics in the early years, since at this level, teachers, in general, do not have specific training in mathematics. Thus, providing a differentiated view is a way to improve the quality of teaching and learning in this area and one possibility is to make the contents less abstract, working in an articulated way with reality, using real problems. In this context, this dissertation presented to the Graduate Program in Mathematics Education at the Federal University of Mato Grosso do Sul, presents Mathematical Modeling, which aims to investigate the continuing education of pedagogical teachers, highlighting the challenges and potentialities of the Modeling implementation process. Mathematics as a pedagogical alternative that can be used by teachers in the early years so that they can reflect their practice in Mathematics. The qualitative/interpretive research sought to relate the teacher's reflexivity and mathematical modeling. To this end, a continuing education course will be offered to teachers from preschool to fifth year of a public school with an emphasis on Mathematical Modeling and reflective practice and then the development of activities with Modeling will be observed with teachers developing Modeling activities during regular class time. We verified that among the challenges in developing Modeling in the early years is the time that students and teachers take to finish an activity and the planning factor being something more open and among the potentialities the possibility of reflection in their practice when this allows the your student an active participation. Keywords: Mathematics Education. Continuing training. Reflective Teachers. Teachers Pedagogues. Early Years.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada-
dc.subjectProfessor reflexivo-
dc.subjectModelagem Matemática: Ensino e aprendizagem.-
dc.titleFORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAISSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Claudia Carreira da Rosa-
dc.description.resumoRESUMO A formação continuada precisa ser vista como um processo permanente na prática docente, como uma forma de estar em constante atualização, buscando aprimorar conhecimentos de forma a refletir sua prática de sala de aula, repensando e até aprendendo formas diferenciadas de ensino, em particular da matemática. Sendo assim, faz-se necessário investigar o ensino de matemática nos anos inicias, visto que neste nível, os professores, em geral, não possuem formação específica em matemática. Assim, proporcionar uma visão diferenciada é uma forma de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem nesta área e uma possibilidade é tornar os conteúdos menos abstratos, trabalhando de forma articulada com a realidade, utilizando problemas reais. Neste contexto a presente dissertação apresentada ao Programa de pós-graduação em Educação Matemática da Instituição Universidade Federal de Mato Grosso do Sul apresenta a Modelagem Matemática tem por objetivo investigar a formação continuada dos professores pedagogos destacando os desafios e as potencialidades do processo de implementação da Modelagem Matemática como alternativa pedagógica que pode ser utilizada por professores dos anos iniciais de forma que os mesmos possam refletir sua prática em Matemática. A pesquisa de cunho qualitativo/interpretativo buscou relacionar a reflexividade do professor e a modelagem matemática. Para tanto, será ofertado um curso de formação continuada para os professores da pré-escola ao quinto ano de uma escola pública com ênfase em Modelagem Matemática e a prática reflexiva e depois será observado o desenvolvimento das atividades com Modelagem com os professores desenvolvendo atividades de Modelagem em horário regular de aula. Verificamos que entre os desafios em desenvolver Modelagem nos anos iniciais está o tempo que os alunos os professores levam para chegar a terminar uma atividade e o fator do planejamento ser algo mais aberto e entre as potencialidades a possibilidade da reflexão em sua prática quando este possibilita ao seu aluno uma participação ativa. Palavras-chave: Educação Matemática. Formação continuada. Professores Reflexivos. Professores Pedagogos. Anos Iniciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Educação Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacaojuscelainemartinsdefreitas.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.