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Tipo: Dissertação
Título: “LENDO MULHERES AFRO-BRASILEIRAS”: (RE) (DES) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E LETRAMENTO CRÍTICO EM UMA ESCOLA DE AUTORIA
Autor(es): NATHÁLIA DO NASCIMENTO GONÇALVES NOLASCO
Primeiro orientador: Fabiana Pocas Biondo Araujo
Resumo: “LENDO MULHERES AFRO-BRASILEIRAS”: (RE) (DES) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E LETRAMENTO CRÍTICO EM UMA ESCOLA DE AUTORIA Este trabalho busca investigar o processo de (des)(re)construção identitária de alunas/os do primeiro ano do ensino médio após o projeto de leitura e produção. “Lendo Mulheres Afro-Brasileiras”, que contempla leitura e discussão de textos voltados à identidade da mulher negra, a fim de trazer para o contexto escolar escritoras negras não canônicas. Para dar corpo à pesquisa, a coleta de dados leva em conta a articulação entre as respostas geradas por meio de um questionário via formulário do Google e os cartazes digitais elaborados pelas/os estudantes como conclusão das atividades empreendidas em uma escola de autoria. No projeto, as turmas leem textos escritos por Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Carolina Maria de Jesus, Meimei Basto e Jarid Arraes, enquanto premissa para a reflexão coletiva em torno da temática. A escolha de tais escritoras se dá pela sua importância cultural e por trazerem, em suas produções, a mulher negra como porta-voz de sua história. A base teórica do trabalho pauta-se em estudos sobre letramento crítico (JORDÃO, 2016; FERREIRA, 2014 JESUS; CARBONIERI, 2016; etc.), em diálogo com estudos sobre identidade e sobre gênero, principalmente com foco na questão de representatividade da mulher negra (HALL, 2005; MUNANGA, 2009; GOMES, 2002/2006; WERNECK, 2016, entre outros). A análise dos dados obtidos, por sua vez, desenvolve-se por meio de metodologia interpretativista, cara à Linguística Aplicada, campo em que se insere a proposta (LOPES, 2020). Como resultado, percebemos que as/os alunos/as (res)significaram questões sobre racialidade em suas leituras e produções textuais, bem como construíram suas impressões sobre identidade negra; porém, não chegaram a reconstruir suas identidades - o que acreditamos estar ligado ao pouco tempo de desenvolvimento do projeto de ensino sobre literatura afro-brasileira, sobretudo por termos explorado pouco a discussão com eles a respeito de sua leitura e produção. Assim, salientamos a importância de práticas educacionais de valorização à história e à cultura afro-brasileira, que precisam ainda ser intensificadas nas redes de ensino de educação básica. Palavras-chave: Identidade. Literatura afro-brasileira. Letramento Crítico.
Abstract: “READING AFRO-BRAZILIAN WOMEN”: (RE)(DE)CONSTRUCTION IDENTITY AND CRITICAL LITERACY IN A SCHOOL PROGRAM FOR AUTHORSHIP This work aims to investigate the (re)(de)construction identity process of students in the first year of high school after the reading project called “Lendo Mulheres Afro-Brasileiras”, which contemplates the reading and discussion of texts focused on the identity of black women, in order to bring non-canonical black writers to the school context. To justify the research, the data collected takes into account the articulation through responses of a questionnaire produced on Google Forms, and the digital posters prepared by the students as a conclusion to the activities elaborate in a school program denominated “Escola da Autoria”. In the project, the classmates read texts written by Conceição Evaristo, Cristiane Sobral, Carolina Maria de Jesus, Meimei Basto and Jarid Arraes, as a premise for collective reflection about the theme. The choice of such writers is due to their cultural importance and because they bring, in their productions, the black women as a protagonist for their history. The theoretical basis of the work is based on studies on critical literacy (JORDÃO, 2016; FERREIRA, 2014 JESUS; CARBONIERI, 2016), in dialogue with studies about gender and identity, mainly focusing on representativeness of black women (HALL, 2005; MUNANGA, 2009; GOMES, 2002/2006; WERNECK, 2016, among others). The data analysis is developed through an interpretive methodology based on Applied Linguistics, the field in which the proposal is inserted (LOPES, 2020). As a result, we noticed that the students (re)signified questions about race in their readings and textual productions, as well as they built their impressions about black identity; however, they were did not able to manage the reconstruction of their identities — in which we believe is linked to the short time of the project development on Afro-Brazilian literature, mainly because the time was not enough to expand the discussion with them regarding their practices of reading and production. Thus, we stress the importance of educational practices that value Afro-Brazilian history and culture, which still need to be intensified in basic education teaching networks. Keywords: Identity. Afro-Brazilian Literature. Critical Literacy.
Palavras-chave: Identidade. Feminismo Negro. Letramento Crítico
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6463
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

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