Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6455
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Graduandos de Enfermagem e as Emoções em Relação à Disciplina de Enfermagem Perioperatória |
Autor(es): | MAIARA CAROLINA MEDEIROS SERRÃO |
Primeiro orientador: | BEATRIZ MARIA JORGE |
Resumo: | O centro cirúrgico (CC) é um setor complexo da área hospitalar devido à realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos, sendo assim, específico. O medo e a ansiedade diante o estágio são sentimentos referidos pelos alunos por considerarem o CC um ambiente desconhecido e especializado. O medo do desconhecido é comum ao ser humano, principalmente quando este tem poucas informações sobre um fato. O contato dos alunos frente a uma situação desconhecida torna-se um fator desencadeante de tensão e ansiedade. Este estudo teve como objetivo identificar as emoções dos graduandos de enfermagem frente à disciplina Enfermagem Perioperatória. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa. A população do estudo foram os alunos do curso de graduação em Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim, regularmente matriculados nas disciplinas Estágio Obrigatório em Redes de Serviços de Saúde I e II. A amostragem foi não probabilística e por conveniência, pois previa a participação da população total. O critério de inclusão foi estar regularmente matriculado nas disciplinas supracitadas e foram excluídos participantes com dados incompletos, participantes que manifestaram desejo de abandonar o estudo, participantes que evidenciaram dificuldades de compreensão das questões de pesquisa. Os alunos formalizaram o aceite de participação no estudo através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta de dados ocorreu durante o mês de maio de 2022 e os participantes responderam dois instrumentos, sendo um composto por questões de caracterização com as seguintes variáveis: idade, gênero, semestre do curso, participação em grupo de pesquisa ou extensão, antes de cursar a disciplina Enfermagem Perioperatória teve alguma experiência anterior na área. E o segundo instrumento utilizado avaliou as emoções dos estudantes quanto à disciplina de Enfermagem Perioperatória, por meio de três questões fechadas que correspondiam aos seguintes momentos: antes do início da disciplina, no decorrer das aulas teóricas e no decorrer do estágio. Cada questão contou com dez emoções, cinco positivas e cinco negativas, sendo que, para cada emoção, o aluno pontuou valores de 1 a 5, sendo 1 o de maior intensidade e 5 o de menor intensidade. Aos participantes da pesquisa foi enviado por meio de uma rede social de mensagens instantâneas o link de acesso ao questionário eletrônico (Google Forms), com abertura imediata do TCLE, sendo o seu preenchimento condição obrigatória para abertura das páginas seguintes. Os aspectos éticos foram respeitados, conforme Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética de referência, parecer n° 5.322.092 e CAAE: 56763822.9.0000.0021. Do total de 27 participantes do estudo, a maioria era da faixa etária de 20 e 29 anos (n=24; 88,9%) e do gênero feminino (n=23; 85,2%) e (n=23; 85,2%) dos alunos estavam matriculados no 9° semestre. Sobre a participação em grupos de pesquisa ou extensão, a maior parte (n=20; 74,1%) responderam que sim. E quanto à experiência anterior na área (n=22; 81,5%) referiram que não. Entre as emoções positivas, a curiosidade e o interesse foram emoções que apresentaram maior grau de intensidade nas três fases da disciplina. As demais emoções positivas apresentaram aumento ao logo da disciplina. A tranquilidade foi a emoção positiva que não houve alteração. Em relação às emoções negativas todas elas, exceto a aversão, diminuíram no decorrer das aulas teóricas e do estágio. Para o graduando o CC é um setor de muito aprendizado, mas também de grandes dificuldades que podem geram desconfortos. Assim, as experiências vivenciadas por estudantes ao transcorrer da disciplina sejam elas positivas ou negativas os aproxima da prática assistencial e da realizada desta unidade. |
Abstract: | The surgical center (SC) is a complex sector of the hospital area due to the performance of anesthetic and surgical procedures, therefore, specific. Fear and anxiety before the internship are feelings reported by students as they consider the CC an unknown and specialized environment. Fear of the unknown is common to human beings, especially when they have little information about a fact. The students' contact with an unknown situation becomes a triggering factor for tension and anxiety. This study aimed to identify the emotions of nursing students regarding the Perioperative Nursing discipline. This is a descriptive study with a quantitative approach. The study population consisted of undergraduate Nursing students at the Federal University of Mato Grosso do Sul Foundation, Campus Coxim, regularly enrolled in the Compulsory Internship in Health Services Networks I and II subjects. Sampling was non-probabilistic and for convenience, as it predicted the participation of the total population. The inclusion criterion was to be regularly enrolled in the aforementioned disciplines and participants with incomplete data, participants who expressed a desire to abandon the study, participants who showed difficulties in understanding the research questions were excluded. The students formalized their acceptance of participation in the study by signing the Free and Informed Consent Term. Data collection took place during the month of May 2022 and the participants answered two instruments, one of which consisted of characterization questions with the following variables: age, gender, semester of the course, participation in a research or extension group, before attending the Perioperative Nursing discipline had some previous experience in the area. And the second instrument used evaluated the students' emotions regarding the Perioperative Nursing discipline, through three closed questions that corresponded to the following moments: before the beginning of the discipline, during the theoretical classes and during the internship. Each question had ten emotions, five positive and five negative, and for each emotion, the student scored values from 1 to 5, with 1 being the most intense and 5 being the least intense. The research participants were sent a link to access the electronic questionnaire (Google Forms) through a social instant messaging network, with immediate opening of the TCLE, its completion being a mandatory condition for opening the following pages. Ethical aspects were respected, according to Resolution nº 466/2012 of the National Health Council. The project was approved by the reference Ethics Committee, opinion nº 5.322.092 and CAAE: 56763822.9.0000.0021. Of the total of 27 study participants, most were aged between 20 and 29 years (n=24; 88.9%) and female (n=23; 85.2%) and (n=23; 85 .2%) of students were enrolled in the 9th semester. Regarding participation in research or extension groups, most (n=20; 74.1%) answered yes. And as for previous experience in the area (n=22; 81.5%) they said no. Among the positive emotions, curiosity and interest were emotions that showed a higher degree of intensity in the three phases of the discipline. The other positive emotions showed an increase after the discipline. Tranquility was the positive emotion that did not change. Regarding negative emotions, all of them, except aversion, decreased during the theoretical classes and the internship. For undergraduates, the CC is a sector of a lot of learning, but also of great difficulties that can cause discomfort. Thus, the experiences lived by students during the course of the course, whether positive or negative, bring them closer to the care practice and to what is carried out in this unit. |
Palavras-chave: | Centros Cirúrgicos. Estudantes de Enfermagem. Emoções. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6455 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Enfermagem - Bacharelado (CPCX) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
5530.pdf | 108,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.