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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL (0 a 5 anos): CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE
Autor(es): SOLANGE DE LIMA GARCIA
Primeiro orientador: VIVIANE APARECIDA FERREIRA FAVARETO CACHEFFO
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras como instrumentos pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem das crianças na Educação Infantil – creche e pré-escola. Considerando que a primeira etapa da Educação Básica exige opções pedagógicas diversificadas, qualificadas e sistematizadas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do estudo foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada na concepção de Gil (2007). A relevância do estudo consiste em destacar as brincadeiras, os brinquedos e os jogos enquanto ferramentas pedagógicas de aprendizagem, além de contribuir com o processo de formação acadêmica em andamento, enriquecido pelos fundamentos estudados no decorrer das disciplinas. Também, promover o embasamento teórico quanto à Educação Infantil e a necessidade de uma formação inicial que contemple a dimensão lúdica. O estudo apresenta inicialmente reflexões sobre a ludicidade na Educação Infantil e, posteriormente, promove discussões referente à função docente no planejamento de práticas pedagógicas lúdicas na Educação Infantil, bem como o papel dos brinquedos, das brincadeiras e dos jogos, alicerçados nos referenciais teóricos de Vygotsky (1994, 2007); Kishimoto (2008, 2011 e 2013); Mukhina (1996) dentre outros. Desse modo, constatou se que brincando e jogando a criança desenvolve a inteligência, o raciocínio, a lógica, a afetividade, a motricidade e a socialização, portanto, são considerados recursos pedagógicos de suma importância no universo da Educação Infantil.
Abstract: This study aims to investigate the contributions of games, toys and games as pedagogical instruments in the teaching and learning process of children in Early Childhood Education. Considering that the first stage of Basic Education requires diversified, qualified and systematized pedagogical options. The methodology used for the development of the study was bibliographical research, based on the conception of Gil (2007). The relevance of the study consists in highlighting games, toys and games as pedagogical learning tools, in addition to contributing to the ongoing academic training process, enriched by the fundamentals studied during the courses. Also, to promote the theoretical basis regarding Early Childhood Education and the need for initial training that includes the playful dimension. The study initially presents reflections on ludicity in Early Childhood Education and, later, promotes discussions regarding the teaching function in the planning of ludic pedagogical practices in Early Childhood Education, as well as the role of toys, games and games, based on Vygotsky’s theoretical references (1994, 2007); Kishimoto (2008, 2011 and 2013); Mukhina (1996) among others. Thus, it was found that playing and playing the child develops intelligence, reasoning, logic, affectivity, motor skills and socialization, therefore, they are considered extremely important pedagogical resources in the universe of Early Childhood Education.
Palavras-chave: Ludicidade
Educação Infantil
Desenvolvimento Infantil
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6450
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (CPPP)

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