Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRoque Nunes da Cunha-
dc.date.accessioned2023-08-09T21:28:33Z-
dc.date.available2023-08-09T21:28:33Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6448-
dc.description.abstractThe literary production of the Paraiba writer Políbio Alves dos Santos presents itself as an innovative writing that takes a new look at the duality of the spatial relationship between writing from the center and writing from the periphery, fusing this vision into an aesthetic proposal that places the center of spatiality in the place where the voice of the narrator and the voice of the poetic self meet, and provokes the reader to delve into the reading and be modified by this vision of space, imprinting a new aesthetic vision on this space. Alves brings, in his poetics and prose, themes that range from the sublime to the everyday, working on the concept of space as a transforming factor in life and experiences from the mangrove mud, the dump rooms, the streets of Varadouro that transmute and they renew lives. This work aimed to analyze the space as a transforming element that appears in all his literary work as a proposal, or aesthetic plan of literary fruition, committed to innovations in the field of writing by short sentence, full of meanings, extraction of precise meanings in his dexterity vocabulary and focused on the “forgotten” layers of the population, which were erased from the official world view. Based on a theoretical framework of a sociological nature, this work was supported by Literature theorists such as Antonio Candido (2006), Jean-Cristophe Bailly (2021), Luís Alberto Brandão (2013) and Regina D'Alcastagnè (2015) to build the your theoretical debate and support your thesis. The discussions carried out in the body of the thesis allow us to conjecture that Políbio Alves transforms the concept of space not only as a static element in his artistic production, but also places it in the foreground of action as a dynamic agent of the characters, as well as a provocateur for the reader. It can be concluded that, from the readings and the debate made in the thesis, Políbio Alves proposes an aesthetic plan that unites space, time and memory as pillars of his aesthetic construction and the transformation of the spatial duality between the center and the periphery having the neighborhood of Varadouro as the epicenter of his poetics. To Alves, the center is where the poetic gaze and the narrative voice meet, fusing the urban space into a single manifestation of artistic and aesthetic worldview.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolíbio Alves-
dc.subjectEstética-
dc.subjectEspaço-
dc.subjectCentro-
dc.subjectPeriferia-
dc.titleO Centro e a Periferia na Poética e na Narrativa de Políbio Alvespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Ricardo Magalhaes Bulhoes-
dc.description.resumoA produção literária do escritor paraibano Políbio Alves dos Santos apresenta-se como uma escrita inovadora que lança um novo olhar sobre a dualidade da relação espacial entre escrita do centro e escrita da periferia fundindo essa visão em uma proposta estética que coloca o centro da espacialidade no lugar em que a voz do narrador e a voz do eu-poético se encontram, e provoca o leitor a mergulhar na leitura e ser modificado por essa visão de espaço, imprimindo uma nova visão estética sobre esse espaço. Alves traz na sua poética e na sua prosa, temas que vão do sublime ao cotidiano, trabalhando o conceito de espaço como fator transformador de vida e de vivências a partir da lama do mangue, os quartos de despejos, as ruas do Varadouro que transmutam e renovam vidas. Este trabalho objetivou analisar o espaço como elemento transformador que aparece em toda a sua obra literária como uma proposta, ou plano estético de fruição literária, comprometida com inovações no campo da escrita pela oração curta, plena de significados, extração de significados precisos em sua destreza vocabular e focada nas camadas “esquecidas” da população, que foram apagadas na visão oficial de mundo. Fundamentado em um recorte teórico de cunho sociológico, este trabalho apoiou-se em teóricos da Literatura como Antonio Candido (2006), Jean-Cristophe Bailly (2021), Luís Alberto Brandão (2013) e Regina D’Alcastagnè (2015) para construir o seu debate teórico e sustentar a sua tese. As discussões feitas no corpo da tese permitem conjecturar que Políbio Alves transforma o conceito de espaço não apenas como elemento estático em sua produção artística, como também o coloca em primeiro plano de ação como agente dinâmico das personagens, como também como provocador do leitor. Pode-se concluir que, a partir das leituras e do debate feito na tese, Políbio Alves propõe um plano estético que une o espaço, o tempo e a memória como pilares de sua construção estética e a transformação da dualidade espacial entre o centro e a periferia tendo o bairro do Varadouro como epicentro de sua poética. Para Alves, o centro é onde o olhar poético e a voz narrativa se encontram que funde o espaço urbano em uma só manifestação mundividência artística e estética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Tese Roque Nunes da Cunha versão final.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.