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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6445
Tipo: | Dissertação |
Título: | ASSÉDIO MORAL NA UNIVERSIDADE: IMPACTOS DO GERENCIALISMO NO TRABALHO E SAÚDE MENTAL DOCENTE. |
Autor(es): | QUÉZIA ELOISE FRANÇA DA SILVA |
Primeiro orientador: | Vanessa Catherina Neumann Figueiredo |
Resumo: | As características da nova organização de trabalho pautada no neoliberalismo, fez com que o mercado passasse a estabelecer seus valores em produção, qualidade e eficiência também nas universidades. A propagação do produtivismo tem ganhado cada vez mais espaço na educação pública superior, transformando o trabalho dos professores e a função da academia. A organização passa a tratar tudo e todos como mera mercadoria, assim como a atividade docente. A partir das exigências impostas pelo capitalismo, os trabalhadores passaram a ser vistos como capital humano, pois sua capacidade em inovar, seu olhar atento aos clientes e sua flexibilidade nas atividades se tornaram matéria-prima para quem emprega. Com o aumento das exigências, cobranças e pressão, o sofrimento recorre da organização e afeta diretamente os trabalhadores, tanto sua saúde física quanto mental. A organização desenvolve em cada trabalhador o desejo de se destacar, interferindo dessa forma nas relações dentro do espaço laboral, tendo como uma de suas consequências o surgimento da patologia da violência intitulada assédio moral. A psicodinâmica do trabalho (PDT) vem estabelecer e discutir o sofrimento/prazer que são decorrentes do trabalho. Portanto o objetivo dessa pesquisa baseia-se em traçar o estado da arte por meio da revisão sistemática dos estudos já publicados a respeito do assédio moral de docentes no ambiente universitário, para compreender qual a relação da organização de trabalho com o surgimento do assédio moral e quais os efeitos desse tipo de violência na vida e saúde dos/as professores/as. Ao analisar os estudos já publicados a respeito da temática, verificou-se que para os docentes que já foram vítimas ou ainda são vítimas do assédio moral, a sobrecarga de trabalho é a característica que mais se destaca da organização e as consequências mais presentes na relação adoecedora com o outro, se encontra os aspectos psicopatológicos como o estresse, medo e ansiedade. Além do exposto, os estudos apontarem a necessidade de discussão da temática no espaço laboral. Como proposta de intervenção, entende-se que há a necessidade de as instituições discutirem mais sobre essa violência, bem como devem investir em campanhas e palestras para que os trabalhadores/docentes consigam enfrentar essa violência para que a mesma deixe de ser naturalizada. Palavras-Chave: assédio moral; educação;organização do trabalho;docente. |
Abstract: | The characteristics of the new organization of work based on neoliberalism, made the market start to establish its values in production, quality and efficiency in universities as well. The spread of productivism has gained more and more space in public higher education, transforming the work of teachers and the function of the academy. The organization starts to treat everything and everyone as mere merchandise, as well as the teaching activity. Based on the requirements by capitalism, workers came to be seen as human capital, as its ability to innovate, its attentive look at customers and its flexibility in activities have become raw material for those who employ them. With the increase of demands, charges and pressure, suffering recurs from the organization and affects workers directly, both their physical and mental health. The organization develops in each worker the desire to stand out, thus interfering in relations within the work space, having as one of its consequences the emergence of the pathology of violence entitled moral harassment. The psychodynamics of work (PDT) comes to establish and discuss the suffering/pleasure resulting from the work. Therefore, the objective of this research is based on tracing the state of the art by through a systematic review of studies already published regarding moral harassment of professors in the university environment, to understand the relationship between the organization and of work with the emergence of moral harassment and what are the effects of this type of violence in the life and health of teachers. When analyzing the studies already published regarding the theme, it was found that for teachers who have been victims or are still victims of moral harassment, work overload is the characteristic that most stands out from the organization and the most present consequences in the relationship illness with the other, there are psychopathological aspects such as stress, fear and anxiety. In addition to the above, the studies point to the need to discussion of the theme in the workplace. As an intervention proposal, it is understood that there is a need for institutions to discuss more about this violence, as well how they should invest in campaigns and lectures so that workers/teachers manage to face this violence so that it ceases to be naturalized. Keywords: moral harassment; education; work organization; teacher. |
Palavras-chave: | . |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6445 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Educação (Campus de Corumbá) |
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