Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6441
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALAN SILUS DA CRUZ SILVA-
dc.date.accessioned2023-08-08T20:39:09Z-
dc.date.available2023-08-08T20:39:09Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6441-
dc.description.abstractThis text aims to analyze the dialogical relations between literature and music in Mato Grosso do Sul through the study of two phonographic works whose bases are linked to poetic texts by authors from the state. This objective arises from the following question: what is the dialogic relationship established between music and regional literature from the way the word can be musicalized and through the poetic images that literature creates in/for music? To arrive at an attempt at an answer, we sought to analyze two works entitled Fiandeiras do Pantanal by Tetê Espíndola and Raquel Naveira and Crianceiras by Márcio de Camillo. As specific objectives we coined the following path: 1. Build a historical record about the Music of Mato Grosso do Sul, from its origins and its Popular Urban aspect; 2. Trace a historiographical panorama of Literature Sul-Mato-Grossense in order to situate the issue of written productions in the state as a basis for understanding the analyzed works; 3. Reflect on the dialogic relationships that the artistic discourse promotes from the intertwining of music with literature and, finally 4. Analyze two phonographic works whose bases are based on poets of Mato Grosso do Sul literature. As a methodological path, we sought, through a qualitative approach, to explore the existing bibliographies and virtual references for the construction of a historical-social path of literature and music produced in MS and, then, we developed a mapping of literary-musical works linked to artists of State. Finally, based on Dialogical Analysis of Discourse and Semiotics of Culture in dialogue with other studies and theories, we developed the analytical work of the two measured works. Finally, we consider that both in music and in literature, the analyzed works seek to demonstrate the marks of poetics present in the writers they propose to set to music, as well as through the arrangements and musical harmonies they denote how the musical expression focused on literary relations is constituted as mark of the cultural identity of MS. Keywords: Mato Grosso do Sul Literature; Sul-Mato-Grossense Music; Dialogical Discourse Analyses; Culture Semiotic; Litero-Musical Relations.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Sul-Mato-Grossense-
dc.subjectMúsica Sul-Mato-Grossense-
dc.subjectRelações Lítero-Musicais-
dc.titleDO TEXTO À CANÇÃO: RELAÇÕES DIALÓGICAS ENTRE LITERATURA E MÚSICA EM MATO GROSSO DO SULpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Kelcilene Gracia Rodrigues-
dc.description.resumoO presente texto tem como objetivo analisar as relações dialógicas entre literatura e música em Mato Grosso do Sul por meio do estudo de duas obras fonográficas cujas bases estão vinculadas a textos poéticos de autores do estado. Este objetivo surge a partir da seguinte indagação: qual a relação dialógica que se estabelece entre música e literatura regional a partir da maneira como a palavra pode ser musicalizada e por meio das imagens poéticas que a literatura cria na/ para música? Para chegar a uma tentativa de resposta, buscamos analisar duas obras intituladas Fiandeiras do Pantanal de Tetê Espíndola e Raquel Naveira e Crianceiras de Márcio de Camilo. Como objetivos específicos cunhamos o seguinte caminho: 1. Construir um registro histórico sobre a Música de Mato Grosso do Sul, a partir de suas origens e de sua vertente Popular Urbana; 2. Traçar um panorama historiográfico da Literatura Sul-Mato-Grossense de maneira a situar a questão das produções escritas no estado como base para a compreensão das obras analisadas; 3. Refletir sobre as relações dialógicas que o discurso artístico promove a partir do entrelaçamento da música com a literatura e, por fim 4. Analisar duas obras fonográficas cujas bases estão calcadas em poetas da literatura sul-mato-grossense. Como percurso metodológico, buscamos por meio de uma abordagem qualitativa, explorar as bibliografias e referências virtuais existentes para a construção de um percurso histórico-social da literatura e da música produzida em MS e, em seguida, desenvolvemos um mapeamento de obras lítero-musicais vinculadas a artistas do estado. Com base na Análise Dialógica do Discurso e da Semiótica da Cultura, em diálogo com outros estudos e teorias, desenvolvemos o trabalho analítico das duas obras mensuradas. Por fim, consideramos que tanto na música quanto na literatura, os trabalhos analisados buscam demonstrar as marcas da poética presente nos escritores a que se propõem musicar, bem como por meio dos arranjos e harmonias musicais denotam como a expressão musical voltada às relações literárias se constituem como marca da identidade cultural de MS. Palavras-chave: Literatura Sul-Mato-Grossense; Música Sul-Mato-Grossense; Análise Dialógica do Discurso; Semiótica da Cultura; Relações Lítero-Musicais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Letras (Campus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TESE_ALAN_OK.pdf4,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.