Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUSTAVO FRANCO DE QUEIROZ GONZALEZ-
dc.date.accessioned2023-08-08T14:18:46Z-
dc.date.available2023-08-08T14:18:46Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6439-
dc.description.abstractThe approach to gender identity and diversity has been widely discussed in different areas of knowledge, but in education it has more significant implications. In addition, analyzing legislation and documents, whether at the national or local level, helps to strengthen which perspectives are included or excluded from educational curricula. By identifying the curricula through history, a clear distinction can be seen with regard to gender issues and, from there, a series of behaviors that are evidenced in educational practice can be ascertained. In this way, this research seeks to highlight approaches to gender identity and diversity through curricula and legislation, identify their implications and what may or may not be portrayed today, based on a bibliographical analysis and official documents. For the development of this study, the foundations of legislation that address the issue of gender identity and diversity in Brazil and Mato Grosso do Sul were used. The research developed in this work will be through a qualitative methodology that is the path of thought and the practice exercised in the approach of reality and that includes the theoretical conceptions of the approach, the set of techniques that make possible the construction of reality, of the creative potential of the investigator. In view of what has been exposed, based on a bibliographical and documental research, this study intends to elaborate an ordering of the collected data, so that, later, the actual analyzes of the collected material can be carried out, thus allowing a critical reflection between the approach theory and the researched object. Keywords: Gender diversity. Curriculum. Legislation. Education.-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidade de gênero. Currículo. Legislação. Educação.-
dc.titleCURRÍCULO, GÊNERO E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES DAS LEGISLAÇÕES NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SULpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Jaqueline Aparecida Martins Zarbato-
dc.description.resumoA abordagem sobre identidade e diversidade de gênero vem sendo bastante discutida em diferentes áreas de conhecimento, mas, na educação tem-se implicações mais significativas. Além disso, analisar as legislações e documentos, seja no âmbito nacional, seja no âmbito local, contribui para fortalecer quais perspectivas são incluídas ou excluídas dos currículos educacionais. Ao identificar os currículos através da história, verifica-se uma clara distinção no que tange às questões de gênero e, a partir daí, pode-se apurar uma série de comportamentos que são evidenciados na prática educacional. Desta forma, essa pesquisa busca evidenciar as abordagens sobre identidade e diversidade de gênero por meio dos currículos e legislações, identificar suas implicações e o que pode ser ou não retratado nos dias de hoje, a partir de uma análise bibliográfica e de documentos oficiais. Para o desenvolvimento deste estudo foi utilizada a fundamentação das legislações que abordam a questão da identidade e diversidade de gênero no Brasil e em Mato Grosso do Sul. A pesquisa desenvolvida neste trabalho será por meio de uma metodologia qualitativa que é o caminho do pensamento e a prática exercida na abordagem da realidade e que inclui as concepções teóricas da abordagem, o conjunto de técnicas que possibilitam a construção da realidade, do potencial criativo do investigador. Diante do que foi exposto, a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, este estudo pretende elaborar uma ordenação dos dados coletados, para que, posteriormente, sejam feitas as análises propriamente ditas do material colhido, permitindo, assim, uma reflexão crítica entre a abordagem teórica e o objeto pesquisado. Palavras-chave: Diversidade de gênero. Currículo. Legislação. Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFMSpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação (Câmpus de Três Lagoas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertação final.pdf881,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.