Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6434
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS: ALGUNS APONTAMENTOS GERAIS SOBRE A REDE BANCÁRIA DE TRÊS LAGOAS/2023.
Autor(es): VICTOR MIRANDA RIOS MARTINS
Primeiro orientador: RAFAELA FABIANA RIBEIRO DELCOL
Resumo: A pesquisa do tema da mobilidade urbana na cidade de Três Lagoas, com enfoque para as pessoas com necessidades especiais, realizada no ano de 2023, foi baseada em algumas observações cotidianas e percepção da falta de acessórios e equipamentos de acessibilidade.
Abstract: A pesquisa do tema da mobilidade urbana na cidade de Três Lagoas, com enfoque para as pessoas com necessidades especiais, realizada no ano de 2023, foi baseada em algumas observações cotidianas e percepção da falta de acessórios e equipamentos de sinalização, para a mobilidade urbana dos deficientes visuais. As pessoas enfrentam, a cada dia, questões difíceis e desafiadoras relacionadas à mobilidade no espaço urbano, que vêm comprometendo o bem estar cotidiano e sobretudo o aproveitamento do tempo, já que se gasta muito nos deslocamentos diários, sobretudo nas metrópoles: com o aumento de veículos individuais motorizados e aumento dos acidentes a acessibilidade constitui elemento imprescindível para que a pessoa com deficiência venha exercer seu direito de “vida plena”, de cidadão e de participar com independência em diferentes situações e dimensões. E conceber a garantia, cidadania, equidade e acessibilidade. As pessoas com deficiência têm suas necessidades diferenciadas, até porque cada tipo de deficiência tem suas especificidades. Para atender a necessidade de acessibilidade no ambiente construído existem diversos produtos que proporcionam mobilidade, como rampas, elevadores, corrimãos, sinalização, alarmes, lentes de aumento, pisos táteis e produtos especiais que tornam os espaços mais acessíveis. O objetivo desta pesquisa de monografia é relatar a falta de equipamentos urbanos na cidade de Três Lagoas para os deficientes visuais e abordar as dificuldades vivenciadas pelos deficientes visuais no âmbito da mobilidade urbana, do ponto de vista estrutural (sobre as ausências de infraestruturas e equipamentos dentro mobilidade deste público). Identificar os equipamentos e infraestruturas para o deficiente visual na cidade de Três Lagoas, analisar as políticas públicas e leis que amparam os deficientes visuais e mostrar os aplicativos que viabilizem a mobilidade desses sujeitos sociais. A pesquisa realizada teve como principal abordagem metodológica o levantamento e estudo de fontes bibliográficas e documentais relacionadas ao tema em questão. E analisar a acessibilidade das calçadas, pisos táteis e itens que são essenciais para a mobilidade na rede bancária do município de Três Lagoas/MS.
Palavras-chave: Acessibilidade
Cidade
Mobilidade Urbana.
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6434
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Geografia - Bacharelado (CPTL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
4370.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.