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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6414
Tipo: | Dissertação |
Título: | AUTOCUIDADO APOIADO: CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO CUIDADO EM DIABETES MELLITUS TIPO II NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. |
Autor(es): | Nilda Maria de Jesus Santos Maurer |
Primeiro orientador: | Bianca Cristina Ciccone Giacon Arruda |
Resumo: | As condições crônicas constituem circunstâncias comuns aos atendimentos em saúde, dentre elas, destaca-se o Diabetes Mellitus tipo II, cuja participação ativa da própria pessoa que convive com doença é fundamental para o sucesso do tratamento. Para tanto, o autocuidado apoiado é uma tecnologia assistencial que propicia o empoderamento do indivíduo para o gerenciamento do autocuidado e o posiciona como protagonista do seu processo saúde-doença. Contudo, mesmo sendo baixo custo e associado a melhores resultados clínicos, o autocuidado apoiado não é implementado, por vezes, por dificuldades relacionadas ao conhecimento dos profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde. Este estudo objetivou compreender o conhecimento dos profissionais de saúde sobre o autocuidado apoiado no cuidado a indivíduos com Diabetes Mellitus tipo II. Estudo exploratório, de abordagem qualitativa, com coleta de dados realizada em duas Unidades de Saúde da Família do município de Campo Grande, estado de Mato Grosso do Sul. Os dados foram coletados em quatro grupos focais, dois em cada unidade de saúde, entre os meses de fevereiro e abril de 2022, com 37 profissionais de saúde. Os grupos focais foram conduzidos com uso de questões norteadoras acerca do tema. Foi aplicado um questionário de caracterização sociodemográfica dos participantes. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo, subsidiada pelo referencial teórico Theoretical Domains Framework. Esse trabalho está inserido em um projeto matricial intitulado “Autocuidado apoiado no manejo do Diabetes mellitus na Atenção Primária: intervenção e avaliação”, o qual foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Os resultados foram estruturados em duas categorias: O conceito do autocuidado apoiado e seus elementos; e Fatores que interferem no autocuidado apoiado. Sobre a primeira, os principais resultados versaram sobre os cuidados aos indivíduos, tendo a unidade de saúde e a família como suporte e corresponsáveis, e a fragilidade no conhecimento acerca da tecnologia do autocuidado apoiado, atrelando-o à assiduidade do indivíduo aos cuidados e serviços ofertados. Em relação a segunda categoria, foram indicados como fatores limitantes a implementação dos elementos do autocuidado de maneira não sistematizada; fragilidade no cuidado interdisciplinar; conhecimento e aceitação do indivíduo sobre sua condição de saúde; influencia de fatores culturais e socioeconômicos da população no comportamento e na aplicação do autocuidado; diferentes recursos disponíveis ao serviço e a descrença no poderio de mudança social. Conclui-se que, apesar das fragilidades identificadas no conhecimento e na aplicabilidade da tecnologia do autocuidado apoiado a organização do processo de trabalho, dos recursos humanos e de infraestrutura, e a cultura de educação permanente podem refletir na implementação dessa tecnologia nos contextos de saúde, proporcionando um cuidado adequado a indivíduos com Diabetes Mellitus tipo II. O entendimento acerca do conhecimento profissional quanto ao uso dessa tecnologia permite a compreensão de barreiras e potencialidades de uso na Atenção Primária à Saúde. O estudo subsidiou a identificação de empecilhos a novas práticas eficazes em autogerenciamento de condições crônicas no que tange indivíduos com Diabetes Mellitus tipo II. |
Abstract: | Chronic conditions are common circumstances in health care, among which Diabetes Mellitus type II stands out, in which the active participation of the person living with the disease is fundamental for the success of the treatment. To this end, supported self-care is a care technology that empowers individuals to manage self-care and positions them as protagonists of their health-disease process. However, even though it is low cost and associated with better clinical outcomes, supported self-care is sometimes not implemented due to difficulties related to the knowledge of professionals working in Primary Health Care. This study aimed to understand the knowledge of health professionals about self-care supported in the care of individuals with Type II Diabetes Mellitus. Exploratory study, with a qualitative approach, with data collection carried out in two Family Health Units in the city of Campo Grande, state of Mato Grosso do Sul. Data were collected in four focus groups, two in each health unit, between February and April 2022, with 37 health professionals. The focus groups were conducted using guiding questions about the theme. A sociodemographic characterization questionnaire of the participants was applied. The data obtained were submitted to content analysis, supported by the theoretical framework Theoretical Domains Framework. This work is part of a matrix project entitled “Self-care supported in the management of Diabetes mellitus in Primary Care: intervention and evaluation”, which was approved by the Ethics Committee for Research with Human Beings. The results were structured into two categories: The concept of supported self-care and its elements; and Factors that interfere with supported self-care. Regarding the first, the main results dealt with care for individuals, with the health unit and the family as support and co-responsible, and the fragility of knowledge about the technology of supported self-care, linking it to the individual's assiduity to care and services offered. Regarding the second category, the implementation of self-care elements in a non-systematized way were indicated as limiting factors; fragility in interdisciplinary care; individual's knowledge and acceptance of their health condition; influence of cultural and socioeconomic factors of the population on the behavior and application of self-care; different resources available to the service and disbelief in the power of social change. It is concluded that, despite the weaknesses identified in the knowledge and applicability of the self-care technology supported by the organization of the work process, human resources and infrastructure, and the culture of permanent education, they can reflect on the implementation of this technology in health contexts, providing adequate care to individuals with Type II Diabetes Mellitus. The understanding of professional knowledge regarding the use of this technology allows the understanding of barriers and potential use in Primary Health Care. The study supported the identification of obstacles to new effective practices in self-management of chronic conditions regarding individuals with Type II Diabetes Mellitus. |
Palavras-chave: | Diabetes Mellitus Atenção Primária à Saúde Autocuidado Enfermagem |
País: | Brasil |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6414 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação em Saúde da Família |
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