Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6410
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | LEITURA NA CRECHE E PRÉ-ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL |
Autor(es): | ESTER NATÁLIA CARVALHO SANABRIA |
Primeiro orientador: | VIVIANE APARECIDA FERREIRA FAVARETO CACHEFFO |
Resumo: | Este trabalho apresenta as contribuições da leitura para o desenvolvimento infantil. Considera-se que as práticas de leituras são essenciais para o desenvolvimento integral de cada criança, dessa forma precisam serem estimuladas desde a infância. A análise é conduzida tendo como referência a seguinte questão: até que ponto as práticas utilizadas pelo pedagogo podem ser um fator positivo para estimular a prática da leitura? Para isso, inicialmente, apresentam-se as principais referências acerca do tema, mais especificamente com um foco direcionado a fundamentação teórica sobre leitura, com ênfase na Educação Infantil nas diferentes etapas, creche e pré-escola, considerando as especificidades de cada faixa etária. Os procedimentos metodológicos envolveram inicialmente uma revisão da literatura. A pesquisa possui natureza qualitativa e classifica-se em um estudo descritivo, quanto ao seu objetivo é essencialmente bibliográfico. As principais fontes de pesquisas foram artigos publicados em periódicos científicos, livros na área e documentos normativos e mandatórios destinados à Educação Infantil, principalmente no período 2013 a 2023, últimos 10 anos. Diante da abrangência da temática proposta, constatou-se que a leitura infantil está intrinsecamente relacionada ao desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e social, contribuindo para o enriquecimento da imaginação, da criação, do pensamento lógico, do repertório verbal, além de promover a curiosidade e a necessidade de ampliação dos conhecimentos durante a apreciação de uma história. |
Abstract: | This work presents the contributions of reading to the development childish. It is considered that reading practices are essential for the integral development of each child, in this way they need to be stimulated since childhood. The analysis is conducted with reference to the following question: to what extent the practices used by the pedagogue can be a positive factor for encouraging the practice of reading? For this, initially, the main references on the subject, more specifically with a focus on theoretical foundation on reading, with emphasis on Early Childhood Education in the different stages, daycare and preschool, considering the specificities of each age group. Your methodological procedures initially involved a literature review. Research has a qualitative nature and is classified as a descriptive study, as the purpose is essentially bibliographic. The main research sources were articles published in scientific journals, books in the area and normative documents and mandatory for Early Childhood Education, mainly in the period 2013 to 2023, last 10 years. Given the scope of the proposed theme, it was found that the children's reading is intrinsically related to the affective, cognitive, engine and social, contributing to the enrichment of imagination, creation, logical thinking, from the verbal repertoire, in addition to promoting curiosity and need to expand knowledge during the appreciation of a story. |
Palavras-chave: | Leitura Creche Pré-Escola Desenvolvimento Infantil |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6410 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (CPPP) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
4534.pdf | 176,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.