Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6401
Tipo: Dissertação
Título: Análise de gênero e raça em documentos educacionais de domínio público
Autor(es): JOEL PEREIRA CIRQUEIRA
Primeiro orientador: Jacy Correa Curado
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma diretriz curricular que se tornou lei em 2022 para a educação básica no Brasil. Devido à relevância deste documento, esta pesquisa buscou entender a forma como as questões de gênero e raça são abordadas nele, bem como defender as propriedades performativas presentes do documento. A BNCC emergiu em um período sensível da história brasileira, logo após o golpe de 2016, as eleições presidenciais de 2018 e a emergência da polêmica "ideologia de gênero". Nesse contexto, a presente pesquisa adotou uma perspectiva construcionista social para analisar como gênero e raça são representados nas três versões da BNCC do Ensino Médio de 2015, 2016 e 2017. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa, baseada em uma análise crítica da BNCC. Além disso, a análise histórica dos avanços e retrocessos das políticas públicas de educação em relação a gênero e raça foi apresentada como parte do estudo. As três versões da BNCC foram analisadas, e observou-se que a BNCC de 2015 e 2016 abordaram com mais frequência as questões de gênero e raça. Por outro lado, a versão de 2017 apresentou uma queda na inclusão dessas temáticas, com lacunas e um apagamento das categorias de gênero e raça nas habilidades e fundamentação teórica do documento.
Abstract: The National Common Curricular Base (BNCC) is a curriculum guideline that became law in 2022 for basic education in Brazil. Due to the relevance of this document, this research sought to understand how gender and race issues are addressed in it, as well as to defend the present performative properties of the document. The BNCC emerged in a sensitive period of Brazilian history, shortly after the 2016 coup, the 2018 presidential elections and the emergence of the controversial "gender ideology". In this context, the present research adopted a social constructionist perspective to analyze how gender and race are represented in the three versions of the High School BNCC of 2015, 2016 and 2017. The research was conducted with a qualitative approach, based on a critical analysis of the BNCC. In addition, the historical analysis of the advances and setbacks of public education policies in relation to gender and race was presented as part of the study. The three versions of the BNCC were analyzed, and it was observed that the 2015 and 2016 BNCC more frequently addressed gender and race issues. On the other hand, the 2017 version showed a drop in the inclusion of these themes, with gaps and a deletion of the categories of gender and race in the skills and theoretical foundation of the document.
Palavras-chave: Educação
BNCC
Documentos Públicos
Construcionismo Social
Gênero
Raça.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6401
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Psicologia

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