Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/640
Tipo: Dissertação
Título: Estação de testes e de geração de relatórios para uso em linha de produção de fontes chaveadas
Título(s) alternativo(s): Report Generator And Test Station For Switch-Mode Power Supply Production Line Use
Autor(es): Teixeira Filho, Faete Jacques
Abstract: Este trabalho mostra uma estação teste de fontes chaveadas de baixa potência, controlado por um software que processa as informações coletadas através de placa de aquisição de sinais, permitindo a geração de relatórios de teste e armazenamento de dados de forma confiável. Esta estação permite aumentar o volume de equipamentos testados em uma linha de produção, bem como proporcionar um controle eficiente dos resultados de teste pela automatização do processo, aumentando a confiabilidade dos resultados e permitindo um controle de qualidade mais efetivo. A estação é composta por dois blocos fundamentais: o módulo de potência e o módulo de processamento de sinais. O módulo de potência é composto por um circuito de variação de tensão de entrada e uma carga eletrônica. Por sua vez o módulo de processamento de sinais é composto por uma placa de aquisição de dados, um software de controle, uma interface gráfica e um software de geração de relatório. O software foi desenvolvido no ambiente LabVIEW da National Instruments. Embora já exista produto similar no mercado, este produto foi desenvolvido visando o objetivo principal de baixo custo de implementação, conseguido pela adaptação do projeto à aplicação, e com qualidade comparável aos sistemas já existentes.
This work shows a low power switch-mode power supply test station, controlled by a software which process the collected information through the use of a data acquisition board, allowing test report generation and data storage in a reliable way. One of the objectives of this station is to increase the equipment tested volume in a production line, as well as providing an efficient control of the test results by process automatization, increasing results reliability and allowing a more effective quality control. The system is composed by two fundamental blocks: the power module and the signal processing module. The power module is composed by an input voltage variation circuit and an electronic load. The signal processing module is composed by a data acquisition board, a control software, a graphical interface and report generation software. The software was developed in a LabVIEW environment from National Instruments. Although there is similar product in the market, this product was developed with the main objective of low cost goal, achieved by project customization, with the quality comparable to the existing systems.
Palavras-chave: Fontes Chaveadas
Energia Elétrica
Proteção de Equipamentos Elétricos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/640
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Faete Jacques Teixeira Filho.pdf4,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.