Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6279
Tipo: Tese
Título: A FOTOGRAFIA COMO REFERÊNCIA EM PROCESSOS CRIATIVOS DA PINTURA BRASILEIRA NO SÉCULO XXI: possibilidades e convergências
Autor(es): Priscilla de Paula Pessoa Biagi
Primeiro orientador: Eluiza Bortolotto Ghizzi
Resumo: Ao pensarmos sobre a pintura produzida a partir de meados do século XIX, é possível observar, por meio de registros históricos, que fotografias são, desde sua invenção, constantemente tomadas por pintores de diversas partes do mundo e das mais distintas vertentes como referência para suas criações; isso tem sido objeto de registros no campo da história da arte e dos estudos teóricos e críticos cujo foco é a gama de relações entre pintura e fotografia, e é nesse contexto que a presente tese se insere, ao dirigir o olhar para parte dessa produção, a partir do campo dos estudos de linguagens. Trazendo a questão para a arte contemporânea brasileira produzida nas primeiras décadas do século XXI, esta pesquisa levantou e analisou os diferentes percursos trilhados por quinze artistas na utilização de fotografias como referência para a produção de quinze pinturas brasileiras recentes, um conjunto de obras escolhido a partir de critérios que atestassem sua relevância e representatividade no cenário artístico nacional, de modo que passaram a ser tomadas como documentos iniciais para a busca de outros documentos sobre seus processos criativos, compondo assim, o corpus para as análises. O tratamento metodológico dos documentos foi orientado pela hipótese de que é possível detectar, a partir da análise comparativa de documentos de processos criativos de um conjunto de obras representativo da pintura produzida no Brasil nas últimas duas décadas, tanto uma série de possibilidades nas abordagens adotadas pelos artistas que fazem uso de fotografias em seus processos criativos, quanto certas convergências, que permitiram identificar, delimitar e agrupar vertentes dessa prática em relação ao recorte espacial e temporal de que tratamos. Em nosso percurso, voltamos a atenção para o próprio pensamento artístico em processo através de preceitos da crítica genética, com abordagem teórico-metodológica que se sustentou em aspectos da semiótica e de outros ramos da filosofia de Charles S. Peirce, buscando, na relação entre as obras entregues ao público e os registros sobre seus processos, um espaço para reflexões sobre a questão proposta. Por fim, apresentamos nossas conclusões sobre como se constituem as relações entre as referências fotográficas e as quinze pinturas que compõem o corpus desta pesquisa; em seguida, entendendo que a concretude de tais conclusões limita-se ao que foi observado nesse material, mas considerando que a consistência das análises permite traçar um mapa e projetá-lo para um cenário mais amplo – o da produção pictórica brasileira do século XXI –, apresentamos (preservando um caráter hipotético e sujeito a verificações futuras) as generalizações encontradas a partir de três aspectos: a origem das fotografias referenciais, seu papel na fatura da pintura e a natureza da referencialidade. Pretendemos que esta pesquisa seja uma contribuição para o campo educativo e para o campo artístico – um material relevante não só para teóricos das artes visuais, que se interessem pelos processos criativos em pintura, mas também para professores, acadêmicos e mesmo artistas já atuantes que possam aproveitar estes estudos sobre a fotografia como referência na pintura.
Abstract: When we think about the painting produced from the mid-nineteenth century onwards, it is possible to observe, through historical records, that photographs are, since their invention, constantly taken by painters from different parts of the world and from the most different areas as a reference for their works. creations; this has been the subject of records in the field of art history and theoretical and critical studies whose focus is the range of relationships between painting and photography, and it is in this context that the present thesis is inserted, by looking at part of this production, from the field of language studies. Bringing the issue to Brazilian contemporary art produced in the first decades of the 21st century, this research surveyed and analyzed the different paths taken by fifteen artists in the use of photographs as a reference for the production of fifteen recent Brazilian paintings, a set of works chosen from of criteria that attest to their relevance and representativeness in the national artistic scene, so that they started to be taken as initial documents for the search for other documents about their creative processes, thus composing the corpus for our analyses. The methodological treatment of the documents was guided by the hypothesis that it is possible to detect, from the comparative analysis of documents of creative processes of a representative set of works of painting produced in Brazil in the last two decades, both a range of possibilities in the approaches adopted by artists who make use of photographs in their creative processes, as well as certain convergences, which allowed identifying, delimiting and grouping aspects of this practice in relation to the spatial and temporal cut we are dealing with. In our path, we turned our attention to the artistic thought itself in process through precepts of genetic criticism, with a theoretical-methodological approach that was based on aspects of semiotics and other branches of Charles S. Peirce's philosophy, seeking in the relationship between the works delivered to the public and the records about their processes, a space for reflections on the proposed issue. Finally, we present our conclusions about how the relationships between the photographic references and the fifteen paintings that make up the corpus of this research are constituted; then, understanding that the concreteness of such conclusions is limited to what was observed in this material, but considering that the consistency of these analyzes allows drawing a map and projecting it to a broader scenario – that of Brazilian pictorial production in the 21st century – , we present (preserving a hypothetical character and subject to future verification) the generalizations found from three aspects: the origin of the referential photographs, their role in the making of painting and the nature of referentiality. We intend that this research be a contribution to the educational field and to the artistic field – a relevant material not only for theorists of the visual arts, who are interested in the creative processes in painting, but also for teachers, academics and even already active artists who can take advantage of our studies on photography as a reference in painting.
Palavras-chave: Pintura brasileira
fotografia
processos criativos
crítica genética
Charles S. Peirce.
País: Brasil
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6279
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_priscilla_pessoa_ppgel.pdf11,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.