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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6254
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | ANÁLISE DO PROGRAMA “CONTA PRA MIM” |
Autor(es): | EDUARDA VARGAS SANTANA |
Primeiro orientador: | MARIA DE FATIMA XAVIER DA ANUNCIACAO DE ALMEIDA |
Resumo: | Este artigo traz resultados de estudo qualitativo e exploratório, realizado durante a disciplina de Prática Científica, no Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem como objetivo analisar o Programa Conta pra Mim, concernente à literacia familiar na relação entre a escola e a família, produzida no documento. Realiza uma análise documental desse programa nacional, relacionado à leitura literária, denominado Conta pra Mim: Um Guia de Literacia Familiar, lançado em 2020 no Brasil, com base no Plano Nacional de Alfabetização (PNA). Os aportes teóricos principais estão pautados em Ramalhete (2020), Zilberman (1985, 2003, 2005, 2009), Cheng (2021), Cosson (2002), Farias e Tolentino (2021) e Silva, Souza e Signorelli (2021). A análise documental revela a adoção de um modelo de família tradicional e moralista, desconsiderando a diversidade de arranjos familiares presentes na sociedade brasileira; além disso, percebe-se que o programa menospreza o papel da escola no âmbito do ensino da literatura infantil. . |
Abstract: | Este artigo traz resultados de estudo qualitativo e exploratório, realizado durante a disciplina de Prática Científica, no Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem como objetivo analisar o Programa Conta pra Mim, concernente à literacia familiar na relação entre a escola e a família, produzida no documento. Realiza uma análise documental desse programa nacional, relacionado à leitura literária, denominado Conta pra Mim: Um Guia de Literacia Familiar, lançado em 2020 no Brasil, com base no Plano Nacional de Alfabetização (PNA). Os aportes teóricos principais estão pautados em Ramalhete (2020), Zilberman (1985, 2003, 2005, 2009), Cheng (2021), Cosson (2002), Farias e Tolentino (2021) e Silva, Souza e Signorelli (2021). A análise documental revela a adoção de um modelo de família tradicional e moralista, desconsiderando a diversidade de arranjos familiares presentes na sociedade brasileira; além disso, percebe-se que o programa menospreza o papel da escola no âmbito do ensino da literatura infantil. |
Palavras-chave: | Contra pra mim literária familiar leitura literária literatura. |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6254 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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