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https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6243
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Práticas de Leitura no 4° E 5° ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | RENATA SOARES DE PAIVA |
Primeiro orientador: | SANDRA NOVAIS SOUSA |
Resumo: | O artigo aborda a leitura literária, e tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores dos 4º e 5º anos no que se refere à utilização de literatura infantil. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com vistas à fundamentação teórica sobre o conceito e importância da literatura infantil na formação da criança, e a aplicação de um questionário do tipo survey, por meio do Google Formulários, a dez professoras que atuam no 4º ou 5º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de Campo Grande, MS. Os resultados apontaram que, em sua maioria, elas afirmam utilizar textos literários para suas aulas pelo menos de uma a duas vezes por semana. A maioria acredita que o livro não faz parte da realidade cultural e socioeconômica da escola e da família e que o currículo de língua portuguesa prioriza a ortografia e não a literatura em si. Para 70% das professoras, as inovações tecnológicas têm afastado os alunos do hábito de leitura. No entanto, contraditoriamente, de acordo com os dados levantados, durante esse ano, apenas duas professoras afirmaram ter realizado projetos de leitura. Somente 30% afirmou possuir um espaço em sua sala de aula destinado à leitura e ao empréstimo de livros. A equipe pedagógica das escolas em que atuam na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande também não realizou, em 100% dos casos, algum projeto de literatura ou leitura que envolvesse toda a escola. Conclui-se que os professores precisam de apoio pedagógico para desenvolver projetos de leitura em que seus alunos possam dialogar com os livros, textos, culturas. |
Abstract: | O artigo aborda a leitura literária, e tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores dos 4º e 5º anos no que se refere à utilização de literatura infantil. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com vistas à fundamentação teórica sobre o conceito e importância da literatura infantil na formação da criança, e a aplicação de um questionário do tipo survey, por meio do Google Formulários, a dez professoras que atuam no 4º ou 5º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de Campo Grande, MS. Os resultados apontaram que, em sua maioria, elas afirmam utilizar textos literários para suas aulas pelo menos de uma a duas vezes por semana. A maioria acredita que o livro não faz parte da realidade cultural e socioeconômica da escola e da família e que o currículo de língua portuguesa prioriza a ortografia e não a literatura em si. Para 70% das professoras, as inovações tecnológicas têm afastado os alunos do hábito de leitura. No entanto, contraditoriamente, de acordo com os dados levantados, durante esse ano, apenas duas professoras afirmaram ter realizado projetos de leitura. Somente 30% afirmou possuir um espaço em sua sala de aula destinado à leitura e ao empréstimo de livros. A equipe pedagógica das escolas em que atuam na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande também não realizou, em 100% dos casos, algum projeto de literatura ou leitura que envolvesse toda a escola. Conclui-se que os professores precisam de apoio pedagógico para desenvolver projetos de leitura em que seus alunos possam dialogar com os livros, textos, culturas. |
Palavras-chave: | Práticas de Leitura Literatura infantil |
País: | |
Editor: | Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Sigla da Instituição: | UFMS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6243 |
Data do documento: | 2023 |
Aparece nas coleções: | Pedagogia - Licenciatura (FAED) |
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