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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Práticas de Leitura no 4° E 5° ano do Ensino Fundamental
Autor(es): RENATA SOARES DE PAIVA
Primeiro orientador: SANDRA NOVAIS SOUSA
Resumo: O artigo aborda a leitura literária, e tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores dos 4º e 5º anos no que se refere à utilização de literatura infantil. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com vistas à fundamentação teórica sobre o conceito e importância da literatura infantil na formação da criança, e a aplicação de um questionário do tipo survey, por meio do Google Formulários, a dez professoras que atuam no 4º ou 5º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de Campo Grande, MS. Os resultados apontaram que, em sua maioria, elas afirmam utilizar textos literários para suas aulas pelo menos de uma a duas vezes por semana. A maioria acredita que o livro não faz parte da realidade cultural e socioeconômica da escola e da família e que o currículo de língua portuguesa prioriza a ortografia e não a literatura em si. Para 70% das professoras, as inovações tecnológicas têm afastado os alunos do hábito de leitura. No entanto, contraditoriamente, de acordo com os dados levantados, durante esse ano, apenas duas professoras afirmaram ter realizado projetos de leitura. Somente 30% afirmou possuir um espaço em sua sala de aula destinado à leitura e ao empréstimo de livros. A equipe pedagógica das escolas em que atuam na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande também não realizou, em 100% dos casos, algum projeto de literatura ou leitura que envolvesse toda a escola. Conclui-se que os professores precisam de apoio pedagógico para desenvolver projetos de leitura em que seus alunos possam dialogar com os livros, textos, culturas.
Abstract: O artigo aborda a leitura literária, e tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas de professores dos 4º e 5º anos no que se refere à utilização de literatura infantil. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, com vistas à fundamentação teórica sobre o conceito e importância da literatura infantil na formação da criança, e a aplicação de um questionário do tipo survey, por meio do Google Formulários, a dez professoras que atuam no 4º ou 5º ano do ensino fundamental na Rede Municipal de Educação de Campo Grande, MS. Os resultados apontaram que, em sua maioria, elas afirmam utilizar textos literários para suas aulas pelo menos de uma a duas vezes por semana. A maioria acredita que o livro não faz parte da realidade cultural e socioeconômica da escola e da família e que o currículo de língua portuguesa prioriza a ortografia e não a literatura em si. Para 70% das professoras, as inovações tecnológicas têm afastado os alunos do hábito de leitura. No entanto, contraditoriamente, de acordo com os dados levantados, durante esse ano, apenas duas professoras afirmaram ter realizado projetos de leitura. Somente 30% afirmou possuir um espaço em sua sala de aula destinado à leitura e ao empréstimo de livros. A equipe pedagógica das escolas em que atuam na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande também não realizou, em 100% dos casos, algum projeto de literatura ou leitura que envolvesse toda a escola. Conclui-se que os professores precisam de apoio pedagógico para desenvolver projetos de leitura em que seus alunos possam dialogar com os livros, textos, culturas.
Palavras-chave: Práticas de Leitura
Literatura infantil
País: 
Editor: Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Sigla da Instituição: UFMS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/6243
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Pedagogia - Licenciatura (FAED)

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